
AGÊNCIA CBIC
Cresce gastos com compra de imóveis
Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009), divulgada hoje (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que houve, nos últimos sete anos, crescimento dos gastos mensais das famílias brasileiras com aquisição e reforma de imóveis 5,8%, contra 4,8% no período de 2002 a 2003, ano da POF anterior.
De acordo com a pesquisa, houve uma significativa mudança nas prioridades de despesas familiares desde 1975.
Naquele período, as famílias designavam 16,5% das suas despesas para aquisição e reforma de imóveis.
Esses gastos são contabilizados na pesquisa como "aumento do ativo", enquanto as despesas com alimentação, habitação, aquisição de veículos e outros entram no quesito despesas de consumo; os tributos como outras despesas, e o pagamento de dívidas como diminuição do passivo.
Ainda segundo a POF, houve aumento das despesas com tributos e contribuições, nas áreas urbana e rural, entre 1975 e 2009, passando respectivamente, no caso urbano, de 4,7% para 11,3% e, no rural, de 2,4% para 5,4%.
No total da pesquisa, incluindo área urbana e rural, as despesas com impostos ficaram inalteradas em 10,9% entre 2003 e 2009, e eram de 5,3% em 1975.
A Pesquisa de Orçamentos Familiares tem como objetivo mensurar as estruturas de consumo, dos gastos, dos rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias brasileiras.
Para a pesquisa foram entrevistadas 55.970 famílias, entre maio de 2008 e maio de 2009.
Os pesos dos produtos no cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também apurado pelo IBGE, são definidos a partir da POF.