Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/11/2020

Covid impõe mudanças drásticas no setor de construção no mundo, constata ENIC

Redução na oferta e aumento de preços de materiais nos Estados Unidos, maior exigência de práticas de sustentabilidade na Europa e necessidade de se acelerar Parcerias Público-Privadas na América Latina. Esse é o panorama do setor da construção no mundo passados nove meses do início da pandemia de Covid-19,  resumido no painel Construção Pós-Covid nos EUA, Europa, América Latina e Caribe, realizado na quinta-feira (12), na programação especial de palestras que antecede o 92º Encontro Nacional  da Indústria da Construção (ENIC).

O vice-presidente de política habitacional da National Association of Home Builders (NAHB), Paul Emrath, um dos cinco participantes do painel, conduzido pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC),  José Carlos Martins, informou que o setor da construção já se recuperou da crise da Covid-19 nos Estados Unidos, voltando praticamente ao nível de atividades anteriores á crise sanitária. Segundo ele, tal retomada foi impulsionada, em grande parte, pela migração do americano médio para cidades de menor densidade populacional, atemorizado pela pandemia.

A reativação da construção de casas nos EUA, contudo, informou Emrath, enfrenta atualmente escassez na oferta de terrenos e de mão de obra, paralelamente a aumentos elevados nos custos dos materiais e até falta de alguns tipos de ferramentas. O preço da madeira, por exemplo, assinalou o dirigente da NAHB, quase duplicou em cinco meses.

O diretor-administrativo da Confederação da Associação Internacional de Empreiteiros (CICA), Roger  Fiszelson, informou, por sua vez, que a liberação dos vultosos recursos públicos destinados à recuperação da economia na União Europeia afetada duramente pela pandemia está condicionada, na construção civil, a projetos que contemplam a sustentabilidade, como redução no consumo de energia e água.

Para o vice-presidente da Federación Interamericana de la Industria de la Construcción (FIIC), Giuseppe Angelucci,  a melhor alternativa para a recuperação do setor de construção na América Latina é a intensificação das Parcerias Públicos-Privadas (PPPs). “O setor da construção é importante gerador de empregos na América Latina e, portanto, fator fundamental para retomada da atividade econômica”, sublinhou Angelucci.

No painel anterior da programação especial que antecede o ENIC, na quinta-feira, 12, o vice-presidente de políticas públicas da NAHB, Joseph Burak, reconheceu que o empresário da construção civil nos Estados Unidos é refratário às inovações tecnológicas no segmento, que, segundo ele, avançam em muito maior velocidade do que sua absorção pelo empresariado do setor.

Realizado pela CBIC, o 92º ENIC conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional). Se inscreva e assista a íntegra das palestras, que estão gravadas e poderão ser assistidas em até 60 dias para os inscritos no 92º ENIC.

Garanta sua participação e esteja entre os profissionais mais atualizados do país.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-AC
ASSECOB
APEMEC
Sinduscon-SE
Sinduscon-Brusque
Sicepot-RS
SECOVI-SP
Ascomig
Sinduscon-Pelotas
SECONCI BRASIL
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea