Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

08/06/2020

Covid-19: Pará lança campanha de prevenção para trabalhadores do setor

Para o atual momento de retomada das atividades no mercado em meio à pandemia do novo coronavírus, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) planejou a ampliação das ações preventivas dentro dos canteiros em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-Pará). No dia 5, a entidade lançou a campanha ‘Com Cuidado Se Constrói’ para alcançar um total de 50 canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém (RMB), envolvendo 2 mil profissionais do setor, entre eles operários e agentes de decisão, grupo no qual estão incluídos engenheiros civis e de segurança do trabalho, técnicos, mestres e encarregados de obras.

 

Mestre Gil, mascote do projeto de responsabilidade social do Sinduscon-PA, recepciona trabalhador para a palestra (Foto: Divulgação/Sinduscon-PA)

 

A programação teve início na sexta-feira (5), no canteiro ‘Il Palladium’, da Quadra Engenharia, no bairro do Umarizal (região central da capital), com 56 trabalhadores. A equipe técnica que realizou o atendimento foi composta por uma médica do trabalho, fonoaudióloga e técnica de enfermagem.

A média de atendimento é de quatro canteiros diariamente, com operações simultâneas, sendo dois no horário das 7h às 9h e os outros no período das 13h às 15h.

 

 

Com assessoria técnica do Sinduscon e Sesi, todos atuarão como multiplicadores das práticas seguras no enfrentamento da Covid-19, de modo a contribuir para a gestão da crise e preservar a saúde das pessoas no trabalho e fora dele.

O objetivo é reforçar as orientações de saúde e segurança para os trabalhadores da construção civil. Além disso, o sindicato vai elaborar o monitoramento de medidas com os agentes de decisão de cada empresa.

No dia 20 de março, o Sinduscon-PA já havia lançado a campanha preventiva ‘Juntos, vamos superar esse desafio!’, que conta com o apoio dos empresários do setor da construção.

Na iniciativa, engenheiros e técnicos da saúde e segurança do trabalho davam orientações diárias de prevenção a trabalhadores nos canteiros de obra, demostrando que os cuidados devem ser tanto no âmbito do trabalho quanto familiar.

 

Alex Carvalho, presidente do Sinduscon-PA, na abertura da palestra com os trabalhadores (Foto: Divulgação)

 

Segundo o presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, o foco é sistematizar, padronizar e fortalecer ações que vinham sendo realizadas nos canteiros e junto aos demais trabalhadores da construção civil com divulgação de conteúdos educativos sobre higiene e segurança relacionados à doença viral e distribuição de máscaras e álcool em gel.

“A partir da parceria do Sesi, pretendemos conseguir resultados amplos e mais eficazes, criando recursos para que as próprias empresas possam estar mais preparadas para atuar nesse cenário e que os trabalhadores se sintam mais seguros em suas atividades”, explicou.

No primeiro momento, o trabalho será focado em ações de prevenção com metodologias específicas para gestores e operários e contará com uma equipe de técnicos e especialistas nas áreas de segurança, medicina do trabalho e enfermagem.

José Conrado Santos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), declarou que o sindicato mais uma vez assume o protagonismo junto ao setor que representa. “Com essa ação, o Sinduscon mais uma vez demonstra responsabilidade com a indústria da construção civil e com os trabalhadores do setor”, entende ele.

“O segmento é importante para a sociedade em geral ao dinamizar a economia, e busca uma forma de retomar as atividades com saúde e segurança para os trabalhadores, dando assim mais um exemplo de comprometimento com suas afiliadas e com a sociedade. E o Sesi, uma entidade da Fiepa, também realiza com essa ação sua missão de promover o bem-estar do trabalhador da indústria e o fortalecimento do setor industrial paraense”, considerou.

 

Diálogo Diário de Segurança (DDS) com orientações do engenheiro de segurança aos trabalhadores (Foto: Divulgação)

Para o superintendente regional do Sesi-Pará, Dário Lemos, o retorno às atividades, com orientações de saúde e segurança nos canteiros de obra, é importante para garantir a integridade do trabalhador da construção civil.

“Apesar de ser um setor que já realiza ações de segurança nos canteiros, no atual cenário de retomada gradual frente à pandemia do Covid-19, tais cuidados devem ser reforçados”, apontou. “Com a atuação em conjunto com o Sesi, por meio de sua equipe em qualidade técnica multidisciplinar em Gestão de Saúde e Segurança na Indústria, temos certeza que será mais um projeto desenvolvido com êxito por ambas equipes”, afirmou.

“A pandemia trouxe novos desafios para as indústrias no que diz respeito à saúde laboral, não só em termos dos problemas diretamente relacionado à Covid-19, a exemplo de trabalhadores em quarentena e de grupos de risco em isolamento social, como também outros fatores que passam a impactar diretamente também como a saúde mental desses trabalhadores. Diante disso, o Sesi já vem realizando o atendimento on-line psicossocial e médico de orientações de enfrentamento ao cenário atual a diversas indústrias da região, com o objetivo de apoiá-las no que for preciso no enfrentamento à enfermidade”, ressaltou Lemos.

 

(Crédito foto: Divulgação)

Entre as abordagens da nova iniciativa, serão realizadas palestras e ações como triagem orientativa sobre sintomas da doença, higienização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), de maquinários e ambiente de trabalho, uso de máscaras, higiene pessoal no ambiente de trabalho e familiar, regime de trabalho frente ao distanciamento social ou isolamento, prevenção aos riscos invisíveis, mecanismos de proteção, minimização de riscos.

Aos agentes de decisão das empresas após análise do checklist –  que foi elaborado pelas equipes do Sinduscon e Sesi – serão apresentadas sugestões de melhorias e de monitoramento das medidas preventivas na obra, entre outras ações de minimização de riscos de acordo com a legislação de saúde e segurança vigente.

Para evitar o contágio, todos os conteúdos informativos, como cartilhas, cards e cartazes a serem repassados aos trabalhadores serão distribuídos em meio digital (e-mail, WhatsApp e rede social).

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASBRACO
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-SM
Sinduscon-BC
Ascomig
Sinduscon-AL
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-SE
Sinduscon-RR
Sindicopes
Sicepot-RS
SECOVI-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea