
AGÊNCIA CBIC
Coronavírus: confira as recomendações do Seconci-SP para se prevenir

Com a missão de promover ações de saúde, educação e assistência social aos trabalhadores do setor da construção e seus familiares, o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) já definiu seus procedimentos internos em relação à pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Pacientes com suspeita de terem contraído a enfermidade terão um primeiro atendimento e, caso necessário, serão encaminhados aos centros de referência para o tratamento.
Veja as informações e recomendações do Seconci-SP, com base em informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde:
- O Covid-19 é uma gripe para a qual ainda não há vacina, com taxa de mortalidade de cerca de 3,5% dos casos, chegando a 7% entre pessoas de 70 a 80 anos e 15% acima desta faixa etária.
- Os sintomas são febre, tosse, coriza e dor de garganta intensa. Nos quadros graves, quando é necessária a hospitalização, os sinais de alerta são: dificuldade respiratória, escarro espesso, tosse com sangue, náusea, vômitos, diarreia, deterioração do estado mental (principalmente em idosos).
- A doença se transmite por pequenas gotículas eliminadas por tosse, espirros ou ao tocarmos superfícies contaminadas com as mãos – o vírus parece sobreviver algumas horas externamente, dependendo do tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.
- Lave as mãos com frequência com água e sabão e use desinfetantes à base de álcool gel 70% para matar o vírus.
- Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com lenço de papel descartável. Quando não estiver à mão, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com o antebraço.
- Evite tocar olhos, nariz e boca.
- Mantenha distância mínima de dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.
- Evite aglomerações.
- Evite viajar, se possível, para locais onde o vírus está espalhado.
- Se você estiver com os sintomas característicos da doença, não saia de casa, a menos que seja para procurar ajuda profissional.
- Somente use a máscara cirúrgica se estiver com sintomas, se for visitar alguém com suspeita da infecção pelo vírus ou se estiver cuidando de alguém com quadro suspeito em investigação médica.
- As máscaras somente são eficazes quando combinadas com a lavagem da mão e uso de álcool gel 70%.
Informe-se sempre por meio de fontes seguras, como os sites oficiais do Ministério da Saúde, governos, municípios e suas Secretarias de Saúde ou com seu médico. Desconfie de “especialistas” que dão palpites ou receitas pelas redes sociais.
(Foto: Jornal da Record – R7.com)