Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/03/2020

Coronavírus: confira as recomendações do Seconci-SP para se prevenir

Com a missão de promover ações de saúde, educação e assistência social aos trabalhadores do setor da construção e seus familiares, o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) já definiu seus procedimentos internos em relação à pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Pacientes com suspeita de terem contraído a enfermidade terão um primeiro atendimento e, caso necessário, serão encaminhados aos centros de referência para o tratamento.

Veja as informações e recomendações do Seconci-SP, com base em informações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde:

  • O Covid-19 é uma gripe para a qual ainda não há vacina, com taxa de mortalidade de cerca de 3,5% dos casos, chegando a 7% entre pessoas de 70 a 80 anos e 15% acima desta faixa etária.
  • Os sintomas são febre, tosse, coriza e dor de garganta intensa. Nos quadros graves, quando é necessária a hospitalização, os sinais de alerta são: dificuldade respiratória, escarro espesso, tosse com sangue, náusea, vômitos, diarreia, deterioração do estado mental (principalmente em idosos).
  • A doença se transmite por pequenas gotículas eliminadas por tosse, espirros ou ao tocarmos superfícies contaminadas com as mãos – o vírus parece sobreviver algumas horas externamente, dependendo do tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente.
  • Lave as mãos com frequência com água e sabão e use desinfetantes à base de álcool gel 70% para matar o vírus.
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com lenço de papel descartável. Quando não estiver à mão, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com o antebraço.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca.
  • Mantenha distância mínima de dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.
  • Evite aglomerações.
  • Evite viajar, se possível, para locais onde o vírus está espalhado.
  • Se você estiver com os sintomas característicos da doença, não saia de casa, a menos que seja para procurar ajuda profissional.
  • Somente use a máscara cirúrgica se estiver com sintomas, se for visitar alguém com suspeita da infecção pelo vírus ou se estiver cuidando de alguém com quadro suspeito em investigação médica.
  • As máscaras somente são eficazes quando combinadas com a lavagem da mão e uso de álcool gel 70%.

Informe-se sempre por meio de fontes seguras, como os sites oficiais do Ministério da Saúde, governos, municípios e suas Secretarias de Saúde ou com seu médico. Desconfie de “especialistas” que dão palpites ou receitas pelas redes sociais.

(Foto: Jornal da Record – R7.com)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Chapecó
Sindicopes
Sinduscon-RO
Sinduscon – Lagos
AELO
SECONCI BRASIL
ASBRACO
Sinduscon-AC
Sinduscom-NH
Sinduscon-RR
Sinduscon – Vale
Sinduscon-AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea