Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/03/2013

Consumo tem semana importante de balanços e construção entra na mira

"Cbic"
06/03/2013

Valor Econômico/BR

Consumo tem semana importante de balanços e construção entra na mira

RADAR DO MERCADO
 Márcio Anaya  
 DeSãoPatilo
 Março marca a reta final para a divulgação de balanços relativos a 2012 e, nesta semana, um importante segmento está na mira dos analistas: o de varejo e consumo. A Arezzo anuncia hoje seus resultados operacionais e, amanhã, será a vez da Restoque (Le lis Blanc) e da B2W.
 Para o BB Investimentos, os indicadores do setor têm mostrado certa estabilidade e, com isso, a instituição continua apostando que a demanda por produtos de supermercados, vestuário, itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos manterão a trajetória positiva verificada nos últimos meses. Na carteira de ações sugerida para março, o BB incluiu as preferenciais (PN, sem direito a voto) do Pão de Açúcar e as ordinárias (ONs, votantes) da Lojas Renner, "por serem voltadas ao mercado interno", já que persiste o horizonte de volatilidade no mercado de ações no curto prazo, por influência do cenário externo.
 No ramo de construção civil, o BB avalia que o mercado aguardará a divulgação dos resultados de 2012 para traçar as principais perspectivas de desempenho individuais. "Acreditamos, conforme expectativa das principais entidades do setor, que os fundamentos do mercado imobiliário no Brasil continuem sólidos numa visão de longo prazo", escreveu o analista Wesley Bernabé, em relatório divulgado esta semana. "No entanto, para as empresas, o desafio estará ligado à capacidade de execução."
 Ele diz que, no atual contexto, só serão beneficiadas as companhias que melhorarem gradativamente seus índices de eficiência, permitindo recuperar a rentabilidade. O especialista afirma ainda que, considerando as estimativas do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) para o crescimento do mercado e os possíveis ajustes nos processos de liberação dos empreendimentos, as companhias que possuem projetos em fase de aprovação na capital paulista possam ser beneficiadas ainda no primeiro semestre, o que pode trazer mais otimismo aos empresários e novos investimentos nos próximos meses. Após uma queda de 4,8% nas vendas de imóveis residenciais novos no ano passado em relação a 2011, o Secovi-SP estima uma evolução entre 3,5% e 5% neste ano – com alta de 10% no total de lançamentos.
 Entre as poucas companhias de construção que já apresentaram o balanço do quarto trimestre de 2012 está a Even. A companhia obteve lucro líquido de R$ 100,4 milhões no período (antes da participação dos minoritários), o dobro do apurado no mesmo intervalo do ano anterior. A empresa integra a carteira recomendada da Socopa para esta semana, entre outros fatores, devido à sua "confortável posição financeira para fazer frente ao plano de crescimento e ao baixo risco de alavancagem".
 Outros papéis que figuram no portfólio semanal recomendado da Socopa são Grendene (calçados), Cosan (energia e infraestrutura), Suzano Papel e Celulose, BRF (alimentos), Vale, Petrobras, OSX (indústria naval e offshore), Lojas Americanas e Anhanguera (educação).
 Outros segmentos que chamam a atenção do mercado são o de companhias de baixa capitalização ("small caps") e o de bens de capital. O BB Investimentos analisa em conjunto estas companhias e diz que, no caso das pequenas, o setor de educação é o que pode figurar entre os melhores desempenhos nos próximos meses. Quanto a bens de capital, este início de ano "tende a ser morno", afirma a instituição.
 Para o BB, a produção industrial brasileira pode ser ligeiramente fraca nos primeiros meses de 2013, em razão do baixo volume de investimentos, ainda como consequência de fatores externos. No setor automotivo, diz o relatório, os dados de fevereiro podem recuar em relação ao forte resultado visto em janeiro, por conta do menor número de dias.
 Na Socopa, a previsão de alta do PIB para este ano caiu de algo próximo de 4% para 3,1%, ao passo que a inflação projetada em 12 meses ultrapassou 6%. "As dúvidas de como o governo vai equalizar essa distorção têm pesado sobre nossa bolsa."
 

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASEOPP
Sinduscon-RO
Sinduscon-MA
Sinduscon-AL
Sinduscon-SF
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-RIO
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-BA
Sinduscon-PA
Ademi – RJ
Sinduscon-SM
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea