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AGÊNCIA CBIC

03/10/2013

Construção que não para

"Cbic"
03/10/2013

O Povo – Ceará

Construção que não para

MERCADO  "Só a classe C deve responder por 45% de toda a demanda com gastos com tintas e acessórios para pintura, material hidráulico, elétrico"

O crescimento do setor imobiliário mais a manutenção do emprego, da renda e da oferta de crédito para construir ou reformar vêm dando fôlego ao mercado de materiais de construção civil. Todos esses fatores juntos geram uma expectativa de crescimento do setor acima de 4%, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O percentual é bem superior à última projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para o ano de 2,5%, de acordo com o Ministério do Planejamento.

Ainda na análise do que promete alcançar o mercado de materiais da construção civil, é importante destacarmos três áreas: varejo (puxado pelas reformas residenciais); imobiliário (novos empreendimentos das construtoras); e infraestrutura (do material adquirido para grandes obras, como rodovias, ferrovias e estádios). Para o primeiro, espera-se uma evolução de 7% nas vendas em 2013, na área imobiliária, a expectativa é de crescimento de 4%; e em infraestrutura, 6%. No período de janeiro a agosto deste ano, também foi registrado crescimento de 3,6% no setor, em comparação com o mesmo período de 2012.

No Ceará, segundo pesquisas, o material de construção deve movimentar ainda um valor de R$ 2,93 bilhões em compras ou 11% do total do consumo estimado para o Ceará no ano. Só a classe C deve responder por 45% de toda a demanda com gastos com tintas e acessórios para pintura, material hidráulico, elétrico, além de ferragens, madeiras, pisos entre outros produtos para reforma e construção. Já os domicílios da classe A e B devem gastar 39% do total nessa categoria.

Por conta do cenário promissor da construção há alguns anos e a permanência de boas expectativas como esse ano, eventos voltados para profissionais da área e para o público consumidor ganharam peso. Nesse contexto nasceu a Expoconstruir – Feira de Materiais e Sistemas Construtivos, em 2009. Na segunda edição, em 2011, 10 mil visitantes passaram pela feira, gerando R$ 90 milhões em negócios.

Para o evento que acontece esta semana, até dia 5, espera-se um público de 12 mil pessoas, com a geração de R$ 100 milhões em negócios. Divulgação das principais novidades relacionadas à cadeia construtiva brasileira, acesso a tecnologias que possibilitam o desenvolvimento sustentável e aproximação do mercado consumidor ao de produção são o foco da Expoconstruir.

Paulo Pepino
 Diretor da Ika Eventos e organizador da ExpoConstruir

 



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