Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/12/2010

Construção encolhe no trimestre, mas supera resultado do PIB no ano

CBIC Clipping

10/12/2010 :: Edição 024

Jornal G1 – Globo/BR|   /10/12/2010

Construção encolhe no trimestre, mas supera resultado do PIB no ano

Do G1, em São Paulo

 Setor da construção civil mostrou queda de 2,3% no 3º trimestre.
 Sinduscon prevê desaceleração do crescimento no próximo ano.

 Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) apontam que a construção civil teve entre julho e agosto seu pior trimestre desde a retomada econômica pós-crise. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor teve contração de 2,3% no período, o pior resultado desde a queda de 7,9% verificada no 1º trimestre de 2009.

 Com esse resultado, foi a primeira vez em seis trimestres em que o desempenho do PIB da construção foi inferior ao do PIB nacional, que registrou alta de 0,5% na comparação com os três meses anteriores.

 No acumulado do ano, no entanto, a construção civil ainda registra um dos melhores desempenhos entre os setores da economia, com expansão de 13,6%, acima da alta de 8,4% do PIB nacional no mesmo período.

 O dado trimestral do IBGE contrasta com o levantamento divulgado nesta semana pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo. De acordo com o Sinduscon, a indústria da construção deve fechar o ano com expansão de 11%, bem acima do percentual de 7,5% previsto para o PIB.

 Metodologia

 Para o diretor de economia sindicato, Eduardo Zaidan, o dado negativo apontado pelo IBGE reflete uma desaceleração na produção física de material de construção. Segundo ele, o cálculo do instituto não reflete adequadamente a realidade do setor.

 O IBGE faz a avaliação trimestral por um índice que é a produção física de material de construção, não leva em conta emprego, serviços prestados. Se teve algum problema na produção, isso acontece.  Ele admite, no entanto, que desde setembro a construção civil tem verificado uma perda de dinamismo: mas não tem queda não, diz.

 Essa desaceleração já pode ser verificada na perda de ritmo de contratação no setor, que em setembro teve alta de 0,94%, frente a uma alta de 1,75% no mês anterior. E deve se acentuar em 2011, ano para o qual o Sinduscon prevê uma alta de 6% na indústria da construção, frente aos 11% esperados para este ano.

 Adriano Gomes, professor do curso de Administração da ESPM, refuta a ideia de crise no setor: todo final de ano tem esse arrefecimento natural, afirma. Me parece exagerado dizer que a gente esteja observando um movimento de queda. Quando se mede exatamente a capacidade do setor, se tem uma capacidade mais abrangente.

 De acordo com o analista da Tendências Consultoria, Rafael Bacciotti, o desempenho ruim da indústria como um todo também é resultado de um ajuste nos estoques: o que tem explicado essa acomodação da indústria é algum processo de ajuste de estoque, indústrias que acumularam bastante ao longo do primeiro semestre. Mas com a demanda forte, a atividade industrial deve voltar a um patamar mais elevado, afirma.

"banner"  
"banner"  
"banner"  
"banner"  

 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-CE
APEOP-PR
Sinduscon-PLA
Sinduscon-AM
ANEOR
Sinduscon-AL
Sinduscon-BA
Sinduscom-VT
Ademi – PR
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea