Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/10/2011

Construção civil também é lugar de mulher

"Cbic"
31/10/2011 :: Edição 208

 

Jornal Diário de Natal/RN 29/10/2011
 

Construção civil também é lugar de mulher

 "Construção civil também é lugar de mulher". Esse é o tema da campanha que será lançada hoje durante o IV Congresso da Federação das Mulheres do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo sensibilizar o mercado e a sociedade para que as mulheres tenham a oportunidade de ocupar as vagas de emprego geradas pela indústria da construção civil. "Esse setor está crescendo muito e as perspectivas com as obras da Copa do Mundo são as melhores possíveis, então é preciso romper barreiras para que seja viabilizada a participação da mulher neste mercado de trabalho", disse a presidente da Federação das Mulheres do RN, Vera Raposo.
 De acordo com a engenheira civil e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN), Larissa Dantas Gentile, o setor é bastante carente de mão-de-obra especializada e é preciso que a mulher busque qualificação para ocupar essas vagas. "O espaço existe e é imenso. A carência de mão-de-obra especializada no setor é muito grande e esse espaço vem sendo ocupado apenas pelos homens. A participação de mulheres na construção civil atualmente se resume aos cargos mais altos, como engenheira, arquiteta, e cargos de escritório, eventualmente tem uma pedreira na obra. Então é preciso que a mulher se interesse, se qualifique, e vá em busca do emprego, porque as vagas existem", disse.
 A presidente da Federação das Mulheres do RN, Vera Raposo, já se reuniu com representantes do Sinduscon, Senai e poder público em busca de alternativas que promovam a inserção da mulher neste setor. "A sinalização é muito positiva, o que se fala é que não existem trablhores qualificados, e que o diferencial das mulheres seria na questão do acambamento, finalização da obra. A princípio ninguém se coloca contra, mas tem que ter uma mudança cultural, por parte dos empresários e das próprias mulheres. Nós precisamos sensibilizar as mulheres de que elas são capazes de ocupar esses espaços na indústria da construção civil", disse.
 "É uma oportunidade que as mulheres podem abraçar, porque a mulher tem condições de ocupar um cargo de pedreira, por exemplo. Principalmente na parte de acabamentos, assentamento de pisos, revestimentos, a mulher é mais detalhista, mais organizadas, além de ser mais flexível no trabalho", completou Larissa Gentile.O IV Congresso da Federação das Mulheres do Rio Grande do Norte acontece hoje, no Hotel Residence, no período de 9h às 17h.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADIT Brasil
Assilcon
Sinduscon-Joinville
SECONCI BRASIL
Ademi – RJ
Ademi – DF
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Ademi – MA
Sinduscon-Caxias
Ademi – PR
Sinduscon-Oeste/PR
Abrainc
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea