Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/01/2013

Construção civil, parceria e sucesso

"Cbic"
03/01/2013

Assessoria Sinduscon- DF

Construção civil, parceria e sucesso

 

 
 
*Julio Cesar Peres
 
Parceria. Esta palavra define bem a forma como atingimos os êxitos em 2012 e serve como farol para as conquistas do próximo ano. É hora de comemorar as realizações e, ao mesmo tempo, reafirmar nossos compromissos com a geração de emprego, o desenvolvimento econômico-social e o crescimento sólido do setor da construção civil no DF.
  
E a parceria tem de ser de todos. Trabalhadores, empresários e governantes. Hoje o setor da construção civil representa a quinta economia com maior taxa de crescimento do país e possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil. O Programa de Aceleração do Crescimento, a realização da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 impulsionaram obras de infraestrutura no país.
 
No Distrito Federal, os números do setor impressionam: são 87 mil trabalhadores em obras espalhadas por Brasília e suas cidades vizinhas. O salário médio de um trabalhador da área da construção civil é de R$ 1.000,00 mensais. E há períodos em que faltam profissionais qualificados para atuar no setor, como almoxarifes, mestre de obras, engenheiros, encarregados e técnicos em segurança e edificação.
 
Os atuais êxitos, porém, não podem significar acomodação de nenhuma parte. Muito ao contrário. Existem ainda problemas a serem resolvidos. E é preciso enfrentá-los a fim de que as conquistas no futuro não corram risco. Merece alerta, por exemplo, a dificuldade de geração de obras públicas para as pequenas e médias empresas. Impasses e indecisões resultam na falta de projetos que gerem emprego e renda.
 
É em casos como esses que a parceria entre governo, empresários e trabalhadores precisa ser reforçada. No DF, é fundamental o bom relacionamento do setor da construção com a Terracap, empresa pública proprietária da maioria das terras nas cidades que compõem nossa unidade da Federação. Essa relação tem melhorado cada vez mais, mas é preciso sedimentá-la ainda mais.
 
 
O setor fez e vai continuar fazendo a sua parte. Em 2012, com o apoio do governador Agnelo Queiroz e do vice-governador, Tadeu Filippelli, foram realizadas diversas ações para o fortalecimento do setor produtivo. Relatórios de Impacto de Trânsito (RIT); posicionamento das Caixas de Inspeção (CIs) da Caesb; reuniões periódicas em parceria com Aneel, CEB e Terracap para solucionar os impasses relativos às ligações relativas de energia; novos prazos junto ao GDF para empenho de “restos a pagar” e “reconhecimento de dívidas”.
 
Na área de segurança do trabalho, o setor também incentivou e patrocinou a conscientização de empresários e colaboradores a fim de reduzir ainda mais os acidentes no setor. Foram promovidos debates e discussões sobre a nova NR 35 (Norma Regulamentadora nº 35), instituída em março deste ano, com o objetivo de reduzir acidentes causados a partir de trabalhos executados em lugares altos. A norma estabeleceu requisitos mínimos e medidas de proteção mais rigorosas, a fim de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.
 
Por fim, não podemos deixar de comemorar o maior exemplo de parceria entre empresários e GDF. Trata-se da renovação do convênio entre o Sinduscon-DF e o Banco de Brasília (BRB), que permitiu melhores linhas de crédito para execução de projetos de interesse da sociedade. Deste modo, garantindo a geração de emprego e promovendo o desenvolvimento econômico social.
 
A expectativa para 2013 é positiva. Os empresários esperam que haja uma pulverização das obras para que pequenas e médias empresas – a grande maioria no mercado – participem das licitações públicas. Mas ainda temos muito trabalho pela frente! O sindicato atua em discussões, junto com outros setores produtivos, que irão influenciar o desenvolvimento da cidade para os próximos anos, como é o caso do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Projetos que farão da capital uma cidade sustentável, geradora de riquezas para o país.
 
*Julio Cesar Peres é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF)

 

 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Vale
Sinduscon-GO
Sinduscom-SL
Ademi – DF
Sinduscon-ES
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-SP
Sinduscon-DF
APEMEC
SECOVI-GO
APEOP-PR
Sinduscon-AP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea