Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/05/2010

Construção Civil debate temas da agenda trabalhista durante encontro do setor em Maceió

Empresários do setor da construção debaterão no próximo dia 11 de junho, das 14h às 16h30, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió, temas relevantes da agenda trabalhista para a construção civil.

O debate ocorrerá durante painel da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, durante o 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).

Um desses temas será a terceirização dos trabalhadores brasileiros, proposta pelo Ministério do Trabalho e Emprego no início deste ano.

De acordo com o presidente da CPRT/CBIC, Antonio Carlos Mendes Gomes, o anteprojeto de lei do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a terceirização é inaceitável.

Segundo Antonio Carlos, os trabalhos até então realizados por grupo tripartite em torno do tema foram ignorados.

Além disso, os textos dos anteprojetos de leis apresentados pelo MTE em 2008 e em 2010 são opostos nas principais questões (terceirização de atividade-fim, responsabilidade trabalhista e previdenciária, negociação coletiva e informação prévia a sindicatos).

“O anteprojeto anterior necessitava de aperfeiçoamentos, porém, estava na direção de regulamentar o tema de forma adequada, garantindo a proteção dos trabalhadores terceirizados e a competitividade das empresas”, afirma Antonio Carlos.

O texto restringe e praticamente inviabiliza o uso de serviços terceirizados nas diversas atividades econômicas, com potencial de forte impacto negativo no conjunto das ações do setor da construção.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Sinduscon-JP
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sindicopes
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-PA
SINDUSCON – SUL
Ademi – MA
AELO
Sinduscon-DF
Sinduscon-MS
Assilcon
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea