
AGÊNCIA CBIC
Construção Civil absorve trabalhadores do setor de cana-de-açúcar
Prevendo a demanda por mão de obra no setor da construção, em 2008 o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República influenciou a implementação do Compromisso Nacional para aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-açúcar.
Foi também criado o Subgrupo Requalificação de Trabalhadores da Cana-de-açúcar e estruturadas ações para absorção da mão de obra excedente do setor sucroenergético, em face à mecanização, pela cadeia produtiva da construção civil no Estado de São Paulo, incluindo a qualificação dos trabalhadores.
A expectativa do CDES é de que esse projeto seja piloto para acordos semelhantes em outras regiões do país.
A melhoria do padrão do consumo de energia do país e a diversificação da matriz enérgica foram temas presentes no debate para criação, em 2008, do grupo de trabalho (GT) Matriz Energética para o Desenvolvimento com Equidade e Responsabilidade Sociambiental, ao qual o Subgrupo Requalificação de Trabalhadores da Cana-de-açúcar está vinculado.
O grupo colocou o Conselho em linha com debates internacionais sobre as energias renováveis e não renováveis e incluiu reflexões relacionadas a um novo padrão de desenvolvimento, ressaltando as mudanças nos padrões de consumo e eficiência energética, entre outros assuntos relevantes para o desenvolvimento com equidade, como o trabalho "verde" e decente.