Logo da CBIC
28/01/2020

Construção 2030: mudar o presente para construir o futuro

A indústria da construção brasileira está no limite da sua produtividade e tem diante de si o desafio de discutir o futuro e identificar o caminho a ser trilhado para manter-se na vanguarda. Encontrar novas soluções e modernizar seus processos produtivos tornam a inovação e a absorção de novas tecnologias aliadas estratégicas, vetores de um esforço inadiável que deve mobilizar, de forma integrada, toda a cadeia produtiva do setor. Debater o futuro da construção civil nos seus diversos segmentos; despertar e articular seus players em torno da agenda da inovação e oferecer ferramentas para orientar o processo de modernização estão na agenda prioritária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC): tais iniciativas ancoram o projeto Construção 2030, com que a entidade trabalha pela expansão e fortalecimento do setor no médio e longo prazos tendo como foco as pessoas por ele impactadas: o usuário de seus serviços e os trabalhadores.

O Construção 2030 propõe avaliar o modelo e oportunidades de negócio; materiais, equipamentos e tecnologias; automação; perfil, capacitação e formalização da força de trabalho; e a relação com o poder público nas suas diversas instâncias, em um ambiente de maior integração dos diversos segmentos dessa indústria – o setor da construção movimenta e gera riquezas pelo desempenho de 62 atividades diferentes. Juntos, os elos dessa cadeia produtiva empregam mais de 11 milhões de pessoas e respondem por 50% do investimento realizado no Brasil, com impacto decisivo sobre a economia e a qualidade de vida da população. Pensar o seu futuro é também uma forma de enxergar o futuro do país.

O principal instrumento do projeto é a ausculta: quais seus maiores desafios e quanto estaria disposto a investir em uma solução inovadora e eficaz são as questões que alimentam o debate e coleta dos dados necessários à identificação de soluções e à articulação dos meios para buscá-las. Esse diálogo mobiliza entidades e seus dirigentes, empresários, consultores e especialistas nos mais diversos campos, e profissionais das diversas carreiras da indústria da construção.

A execução do Construção 2030 foi desencadeada pela CBIC com a realização de cinco oficinas, cujo resultado foi o levantamento de 47 sinais de mudanças e 36 grandes tendências no setor da construção apresentados em um estudo. No passo seguinte, em maio de 2019 a entidade lançou uma plataforma digital (www.cbic.org.br/construcao2030) onde tais temas são apresentados e atualizados periodicamente. É um depositório referencial e online, com informação atualizada sobre a maturidade da inovação no setor, em que todos podem conhecer tendências e demandas, assim como soluções inovadoras disponíveis para aplicação e uso imediato para atender o mercado, quanto aquelas ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento.

Correalizador do projeto, o SENAI Nacional deu grande contribuição e realizou workshops em cidades brasileiras – cada evento gerou um documento sintetizando propostas. Parceira estratégica da CBIC nesse campo, a instituição tem fomentado a inovação na indústria da construção, mobilizando seus 86 institutos de pesquisa espalhados pelo país e um corpo técnico de alto gabarito na investigação de tendências e respostas.

O Brasil não costuma pensar nem preparar seu futuro. Os sinais de reação da economia, traduzidos nos indicadores divulgados no final de 2019, e as mudanças na sociedade criam um ambiente propício à uma nova mentalidade empresarial. A inovação é um atributo que veio para ficar e fará o futuro da indústria da construção, já no momento presente. Terá impacto em todos os aspectos do negócio, do risco à qualidade do produto final, em uma espiral de boas práticas e resultados mensuráveis.

Modernizar o setor e aproximá-lo cada vez mais de seus públicos é tarefa para já. Esse desafio não é tarefa individual de empresas ou entidades do setor: exige união de esforços em torno do objetivo comum de restabelecer a importância da construção civil e prepará-la para realizar todo o seu potencial gerador de riqueza e bem-estar para a população. É chegado o momento de pactuar esse avanço: integrada e focada na mesma direção, a cadeia produtiva da construção criará os caminhos para o futuro do setor.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-SP
SINDICIG
Sinduscon-Joinville
ANEOR
Sinduscon-Teresina
Ademi – PE
Aconvap
ASBRACO
Sinduscon-PA
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon Chapecó
Ascomig
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea