
AGÊNCIA CBIC
Congresso Nacional lança Frente Parlamentar Pelo Brasil Competitivo

Na última quarta-feira (30/06), o Congresso Nacional lançou a Frente Parlamentar Pelo Brasil Competitivo (FPBC). O grupo é presidido pelo deputado federal Alexis Fonteyne (Novo/SP) e é composto por mais de 200 parlamentares, entre senadores e deputados. O objetivo é trabalhar para reduzir o Custo Brasil. As prioridades são as reformas tributária e administrativa. Temas como qualificação profissional, segurança jurídica e infraestrutura também são pautas da Frente. O Movimento Brasil Competitivo (MBC) atuará como secretaria executiva do grupo.
Segundo o MBC, a estratégia é unir forças para melhorar o ambiente de negócios e permitir que as empresas brasileiras compitam de igual para igual com as concorrentes internacionais. De acordo com estudo do Ministério da Economia, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, o Custo Brasil chega a R$ 1,5 trilhão ou 22% do PIB do país. Esse é o valor que as empresas do Brasil gastam a mais que os países da OCDE todos os anos por conta de problemas internos.
“Os recentes movimentos de abertura da economia, por parte do governo federal, tornam a nossa agenda ainda mais urgente e, desta vez, inadiável. Precisamos evitar a fuga de empresas, de investimentos e impulsionar o desenvolvimento da competitividade, dando condições para que o setor produtivo nacional seja capaz de concorrer com seus competidores globais”, comentou o presidente da FPBC, Alexis Fonteyne.
“O Congresso Nacional tem papel fundamental no desenvolvimento da agenda de reformas estruturantes e, nesse contexto, deputados e senadores são atores centrais nessa discussão que atinge de forma brutal a economia brasileira. E, por este motivo, é de extrema importância que esse debate avance para a arena legislativa”, complementou.