
AGÊNCIA CBIC
Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente será em maio
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) entrega no próximo mês de maio aos candidatos à Presidência da República uma agenda ambiental do setor industrial.
Para a elaboração do documento, a CNI está promovendo conferências regionais onde estão sendo abordados temas como: biodiversidade e florestas, gestão ambiental, mudanças climáticas, responsabilidade ambiental compartilhada e recursos hídricos.
Na próxima semana serão realizadas reuniões regionais sobre a questão ambiental em Salvador, Belo Horizonte, Goiânia e Belém.
A ideia é tratar desses cinco temas a partir das perspectivas social, econômica e ambiental, para compor o documento final e levar a proposta do setor industrial aos candidatos.
Na questão do clima, o setor empresarial defende participação no Comitê Gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, além de mais estudos para um diagnóstico nacional sobre a emissão desses gases no Brasil.
As diferenças regionais sobre os limites dos recursos hídricos também preocupam os empresários.
Eles defendem mais incentivos e fomento, com a desoneração tributária e linhas de financiamentos de equipamentos e tecnologias voltadas para o controle do uso dos recursos hídricos no setor industrial.
Outra preocupação dos empresários é que sejam feitos mais estudos e pesquisas sobre o valor e custo da água embutidos na produção.
Nos dias 19, 20 e 21 de maio será realizada a 2ª Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente (Cibma).