Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/07/2011

CNI defende medidas para amenizar efeitos de juros altos

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) cobrou ontem, dia 20 de julho, do governo federal via comunicado medidas que amenizem os efeitos da alta da taxa de juros sobre a competitividade da indústria nacional. A cobrança foi feita após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (que subiu a taxa Selic de 12,25% para 12,50% ao ano), a CNI criticou a decisão.

"Quanto mais essas ações demorarem, maiores serão os prejuízos para o país. Por isso, a indústria espera a inclusão de medidas efetivas de desoneração tributária na nova fase da política industrial", diz a nota.

Para a CNI, ao elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, o governo intensifica o uso de instrumentos monetários no combate à inflação.

"O custo dessa política é muito alto, especialmente para a indústria, porque o aumento dos juros encarece o crédito e diminui o consumo. Além disso, com a taxa real de juros mais alta do mundo, o Brasil atrai capital externo, o que intensifica a forte valorização do real diante do dólar. Com juros altos e câmbio valorizado, os produtos brasileiros não conseguem competir com os estrangeiros e perdem espaço nos mercados interno e externo", ressalta a nota.

O presidente da entidade lembrou que o controle da inflação é essencial, mas repudiou o que chamou de "política que traz lucros vultosos apenas aos especuladores, em detrimento da maioria". "Nós repudiamos esta atitude do Copom de ignorar os custos desta política para a população", criticou.

"Nós também não engolimos o discurso de que aumento real de salário gera inflação", acrescentou.

O deputado federal ressaltou que a Força Sindical defende medidas que reduzam a desigualdade de renda entre os brasileiros.

"E a elevação da Selic só prejudica esta caminhada em busca do aumento de renda real dos trabalhadores", frisou.

Fonte: Agência Estado.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ADEMI-AM
SECOVI- PB
Sinduscon-MS
Sinduscon-PA
Ademi – ES
Sinduscon-DF
Ascomig
Sinduscon Anápolis
APEMEC
Sinduscon-Costa de Esmeralda
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea