Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/09/2011

Classes C e D impulsionam as vendas

"Cbic"
15/09/2011 :: Edição 177

 

Jornal Diário do Comércio – MG/MG 15/09/2011
 

Classes C e D impulsionam as vendas

Após contribuir com a receita do setor no 1º semestre, novos clientes devem aquecer demanda de Natal.Polo moveleiro comemora alta no faturamento

 Embora o comércio já dê sinais de desaquecimento, as 104 empresas que integram o polo moveleiro da avenida Silviano Brandão na região Leste da Capital se beneficiam da chegada mais incisiva ao varejo das classes C e D. Depois de impulsionar um salto no faturamento do polo no primeiro semestre, esses consumidores devem aquecer a demanda de Natal.
 A expectativa é do vice-presidente executivo da Associação dos Lojistas e Representantes de Móveis de Minas Gerais (Alormov), José Oscar Pinto. Segundo ele, é perceptível a chegada desses compradores às lojas de móveis. "Eles estão dando um alento positivo ao comércio, junto ao bom momento da construção civil e do Minha casa, minha vida", afirma referindo-se ao programa de habitação do governo federal.
 Com isso, no período entre janeiro e junho, o polo contabilizou um salto de 5% nas vendas em comparação com o exercício anterior. Para o último trimestre do ano, tradicionalmente melhor intervalo para o comércio de móveis, a expectativa é que os negócios concretizados superem em 7% os resultados registrados entre outubro e dezembro de 2010.
 Porém, a gerente comercial da Mobiliadora Universal, companhia com cinco pontos de venda, sendo três na avenida Silviano Brandão, Cida Oliveira, diz que a visão da empresa não é tão otimista. Isso porque, apesar de o primeiro semestre ter registrado crescimento (10%), os sinais de expansão estão demorando a aparecer na segunda metade do ano.
 Conforme ela, a preocupação é ainda maior porque no comércio de móveis o Natal começa mais cedo, em setembro, e normalmente as encomendas estão mais adiantadas. Conforme a gerente, nem mesmo a Feira Mineira de Móveis & Decoração que ocorreu neste mês no Minascentro, região central da Capital, e que contou com a participação da Mobiliadora Universal, serviu para dar maior fôlego aos negócios.
De janeiro a junho, o polo contabilizou um salto de 5% nas vendas em relação ao exercício anterior
 Estagnação  – A gerente da empresa não soube explicar o motivo da estagnação das vendas, especialmente porque as lojas da rede oferecem facilidades no pagamento como valor parcelado em até dez vezes. A Mobiliadora Universal mantém hoje 70 funcionários. A companhia não prevê contratações extras para o fim do ano.
 Na Arte BH Móveis, outra unidade que compõe o polo moveleiro da Silviano Brandão, também não há previsão de contratações específicas para o Natal. De acordo com o gerente, Guilherme Sales, até o momento setembro mostrou estagnação em relação à mesma época de 2010.
 Entretanto, ele acredita que até novembro, mês em que as fábricas encerram o período de encomendas para o fim de ano, as comercializações se aqueçam. Para o acumulado do ano, o empresário prevê uma alta de 10% em relação ao exercício anterior.
 O índice estipulado por ele é o mesmo registrado entre janeiro e junho, quando os resultados decepcionaram. Sales diz que o objetivo inicial era alcançar expansão de 20% nos primeiros seis meses do ano, sobretudo devido à comercialização dos móveis planejados. Entretanto, a saída desse nicho de produtos foi aquém do previsto, sendo a revenda o que segurou os resultados.
 Apesar do cenário de desaquecimento, o vice-presidente da Alormov minimiza o movimento. Na opinião dele, a desaceleração sentida na indústria não deve atingir com força total o comércio e o varejo vai continuar crescendo em 2012. Segundo ele, que atua como representante comercial de sete fabricantes de móveis, mesmo essas empresas vivem um período de otimismo. Porém, Pinto destaca que para manter do bom momento, a indústria depende de novas quedas na taxa básica de juros, atualmente em 12%. 

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BNU
Sinduscon-PB
Sinduscon-Costa de Esmeralda
SECONCI BRASIL
Sinduscon – Norte
APEMEC
SECOVI-SP
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-TAP
Sindicopes
Sinduscom-VT
Ademi – GO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea