
AGÊNCIA CBIC
CDES apresenta Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento aos empresários de São Paulo
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República indicou o aumento do investimento privado em inovação tecnológica como uma das prioridades apontadas para o desenvolvimento do país nos próximos anos.
O tema é um dos pontos da Agenda para o Novo Ciclo de Desenvolvimento que foi apresentada ontem (19) aos empresários de São Paulo, durante reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O secretário executivo do CDES e ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a maior participação do setor privado no investimento em tecnologia é chave para o crescimento do país.
Segundo Padilha, empresas Brasileiras investem o correspondente a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em inovação.
Em países desenvolvidos como Japão e Alemanha, por exemplo, empresas privadas investem, proporcionalmente, três vezes mais. “Precisamos chegar aos patamares dos demais países”, declarou o ministro.
Ele afirmou que o governo vem tomando medidas de estímulo ao investimento em inovação.
Reconheceu, porém, que muito ainda precisa ser feito e o CDES pode colaborar com sugestões.
O ministro disse ainda que espera que o início da exploração do pré-sal seja uma oportunidade importante para que empresas se voltem ao desenvolvimento de tecnologias.
Ele afirmou que, no começo da exploração do petróleo do pré-sal, companhais brasileiras serão responsáveis pelo fornecimento de 20% dos equipamentos necessários.
A expectativa é de que este percentual aumente com o tempo. “Queremos ampliar a participação nacional nos equipamentos da cadeia do pré-sal”, disse.