Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/11/2023

CBIC participa do lançamento da certificação GBC ZERO WATER

Nesta terça-feira (28), representada pelo vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da entidade, Nilson Sarti,  a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), participou do lançamento da Certificação GBC Zero Water, da Green Building Council Brasil (GBC), em São Paulo. A certificação abrange edificações de todos os tipos, e o uso do protocolo de certificação serve como um guia para projetos sustentáveis. Estão entre os requisitos do projeto, a redução mínima de 20% na demanda de água potável, medição de água em pelo menos 80% dos pontos de consumo, infraestrutura verde e iniciativas comunitárias. 

Sarti destacou sua preocupação com a captação irregular de água da chuva e alertou que sem a devida atenção nos empreendimentos, metade da população pode sofrer com a escassez de água. “A CBIC tem se comprometido com o processo de descarbonização do setor, desafio que deve ser enfrentado concomitante à gestão hídrica. Se não houver um trabalho nos empreendimentos, cerca de 50% da população irá sofrer com a falta de água”, apontou. 

Mais de um bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água doce, e mais da metade da população global poderia sofrer com a falta de água até 2050. Além disso, as fontes de água doce e os serviços de água e esgoto são responsáveis por pelo menos 10% das emissões globais de gases do efeito estufa, destacou a conselheira do GBC Brasil, Virgínia Sodré. 

“O cenário é desafiador e o problema estrutural hídrico no Brasil, é urgente. Precisamos priorizar a questão da água. Os desastres naturais, as emissões de gás carbônico e a escassez de água estão diretamente relacionadas”, apontou. 

De acordo com Virgínia, é necessário unir as discussões sobre carbono e água, delineando que a certificação busca, acima de tudo, aprimorar a gestão hídrica e assegurar a neutralidade hídrica, visando à proteção das bacias hidrográficas.

O tema tem interface com o projeto “Cenários e Transição para uma Economia da Indústria da Construção de Baixo Carbono”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e com o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

COMPARTILHE!

Fevereiro/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-GO
Ademi – PR
Sinduscon-BC
Ademi – PE
SINDICIG
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-DF
Sinduscon-SE
Sinduscon-MG
Sinduscon-JP
Sinduscon-TAP
FENAPC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea