Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/05/2012

CBIC entrega Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção durante solenidade em Brasília

A CBIC premiou ontem, dia 8 de maio, durante cerimônia em Brasília, os vencedores do I Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção nas categorias Mídia Impressa, Mídia Eletrônica e Mídia Online. A festa, animada pelo sambista Jorge Aragão, contou com a presença de jornalistas, parlamentares e representantes do governo e do setor da construção. Promovido pela CBIC, o prêmio tem como principal objetivo reconhecer e estimular a produção de reportagens sobre as grandes questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do país e que envolvem o setor da Construção e do Mercado Imobiliário, com foco, nesta primeira edição, no papel do setor no planejamento do futuro das cidades brasileiras. 
 
As matérias vencedoras abordaram temas como saneamento básico, infraestrutura, moradia, mobilidade urbana, sustentabilidade ambiental e social, inclusão das mulheres nos canteiros de obras, inovação tecnológica, entre outros temas. Os vencedores foram: Na Categoria Mídia Impressa: Jornal Gazeta do Povo, com a reportagem Curitiba 318 anos: criando a cidade dos sonhos; na Categoria Mídia Eletrônica a TV Jornal (SBT/PE), com a matéria Saneamento, questão de cidadania; e, na categorai Mídia Online, o Portal NE 10, com a reportagem Nas águas do desenvolvimento. 
 
Ao todo foram 128 reportagens inscritas, veiculadas em jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão de todas as regiões do país, um número considerado expressivo para uma primeira edição do Prêmio.
 
O grupo de jurados, que conferiu isenção e profissionalismo à iniciativa, foi formado por: Carlos Muller, jornalista da Associação Nacional de Jornais; Thais Naldoni, jornalista do Portal Imprensa; Sérgio Caldieri, jornalista da Associação Brasileira de Imprensa; Raquel Blumenstein, engenheira e professora do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade da Universidade de Brasília; Rafael Tello, consultor em sustentabilidade e professor da Fundação Dom Cabral, e Erika Klingl, jornalista independente vencedora de prêmios nacionais e internacionais. 
 
Em seu discurso de homenagem aos finalistas, o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, destacou o papel do jornalismo brasileiro. “A oferta de informação isenta e de qualidade, além do monitoramento das políticas públicas e do comportamento do mercado, garantem a transparência tão necessária não apenas para o desenvolvimento do estado e das instituições democráticas, mas para a consolidação de uma economia estável e madura, que alie desenvolvimento e inclusão social”, disse Paulo Simão. O presidente destacou ainda a satisfação em perceber que questões consideradas pela CBIC como fundamentais para o desenvolvimento do país estão sendo valorizadas pela imprensa e, por consequência, pela própria sociedade brasileira. “É gratificante perceber que os meios de comunicação já reconhecem a indústria da construção como um agente estratégico para o crescimento do país”, reforçou Simão. As inscrições para a próxima edição do Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção poderão ser feitas a partir de setembro deste ano. Clique aqui para acessar a íntegra das reportagens finalistas. 
 
Categoria Mídia Impressa
Curitiba 318 anos: criando a cidade dos sonhos
 
Os jornalistas Carolina Gabardo Belo, Juliana Gonçalves, Bruna Maestri Walter, Fabiane Ziolla Menezes, José Carlos Fernandes, Deise Campos, Lyn Jannuzzi, Joana dos Santos e Iasa Ribeiro são autores da reportagem “Curitiba 318 anos: criando a cidade dos sonhos”, vencedora do I Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção, na Categoria Mídia Impressa. A reportagem aborda a discussão sobre o presente e o futuro de Curitiba, para o qual quatro arquitetos foram convidados a desenharem a “Curitiba dos sonhos” e sugeriram intervenções urbanas a fim de resolver problemas do cotidiano, implantar soluções para as necessidades futuras, preservar as construções históricas, entre outros. Também foi destacada a evolução do planejamento urbano, que possibilitou o crescimento ordenado da capital, e apresentadas propostas concretas para o futuro, sugestões da população e desafios para a inovação. Clique aqui para acessar a íntegra da reportagem.  
 
Categoria Mídia Eletrônica
Saneamento, questão de cidadania 
 
A reportagem “Saneamento, questão de cidadania” foi a vencedora do I Prêmio CBIC de Jornalismo da Indústria da Construção, na categoria Mídia Eletrônica. A série de reportagens mostra os contrastes observados no estado de Pernambuco, como na área do saneamento básico onde o tratamento do esgoto tem sido negligenciado com impactos sobre a população e sobre o meio ambiente. O bairro das Graças, Zona Norte do Recife, por exemplo, conta com 100% das ruas saneadas, o que já não ocorre com Pau Ferro, Zona Oeste, onde apenas 1% das casas tem acesso à água encanada, o esgoto não é tratado e os moradores são obrigados a usar água suja que sai da torneira. Em Paudalho, Zona da Mata, a carência é de água limpa. A água examinada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Paudalho mostrou contaminação por coliformes fecais, resultado de um tratamento inadequado. Os jornalistas autores da reportagem são Alissa Sobral de Farias, Fabiani Assunção, Antônio Martins Neto, Pedro Guimarães, Mônica Carvalho e Eriberto Pereira. Clique aqui para acessar a íntegra da matéria. 
 
Categoria Mídia Online
Nas águas do desenvolvimento
 
Na categoria Mídia Online, o vencedor do I Prêmio de Jornalismo da Indústria da Construção foi o jornalista Giovanni Sandes Martins, do Portal NE 10, com a reportagem “Nas águas do desenvolvimento”. A reportagem destaca que a escassez constante de água, agravada pelas secas que historicamente assolam o Nordeste em ciclos, espantou por décadas moradores da região. Matou animais, condenou gerações de sertanejos e atrofiou o desenvolvimento. As matérias abordam questões como prosperidade, desperdício, derrota e esperança de uma promessa tão cansada, que é tirar do papel bilhões de reais em obras hídricas e, depois, gerenciar, manter e conservar os grandes projetos. Clique aqui para acessar a série de reportagens.
 
COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ANEOR
Sinduscon Chapecó
Sinduscon – CO
Aconvap
APEMEC
Ascomig
Assilcon
SECONCI BRASIL
Sinduscon-RR
Sinduscom-NH
Sinduscon-Mossoró
ASBRACO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea