
AGÊNCIA CBIC
CBIC debate preservação do FGTS com ministro Luiz Marinho

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) esteve em audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, nesta quarta-feira (5).
Durante o encontro, o presidente da CBIC, Renato Correia, reforçou a importância da sustentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os próximos anos e debateu as opções que estão sendo analisadas pelo Governo Federal para a manutenção do Fundo.
Correia destacou a preocupação da entidade em relação ao empréstimo consignado, aprovado pelo Conselho Curador do FGTS nesta terça-feira (4). A proposta prevê que os trabalhadores do setor privado tomem crédito consignado via carteira de trabalho digital.
“Precisamos lembrar dos pilares estratégicos do uso do FGTS, que foi pensado para a proteção do trabalhador, fonte de financiamento de habitação e saneamento”, frisou.
Participaram da reunião o vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Clausens Duarte; o representante da entidade no Conselho Curador do FGTS, Elson Póvoa; o coordenador de Relações Institucionais da CBIC, Luis Henrique Cidade, além de técnicos do Ministério.
O tema tem interface com o Projeto “Estratégias para Inovação e Desenvolvimento na Indústria da Construção e no Mercado Imobiliário, seus trabalhadores e a sociedade civil no Brasil” da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).