Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/02/2024

CBIC, Caixa e SNH esclarecem processo de contratação do MCMV

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu representantes da Caixa Econômica Federal e da Secretaria Nacional de Habitação (SNH) para esclarecer dúvidas sobre o processo de contratação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – Faixa 1. 

Durante o encontro, o vice-presidente de Habitação de Interesse Social da CBIC, Clausens Duarte, apontou a importância dos constantes esclarecimentos pelas equipes quanto ao andamento das contratações do MCMV. “Até o momento, pouco mais de 30% dos projetos foram protocolados em engenharia. Ainda não é um número significativo, considerando o prazo para a finalização”, pontuou.  

A consultora técnica da CBIC Henriqueta Arantes reforçou a dificuldade das empresas em cumprir o prazo inicial estipulado para as contratações do Programa. Ela pontuou a necessidade da prorrogação de prazo dos processos para atender a formalização exigida e alcançar um maior número de contratações. 

“Estamos aguardando um posicionamento do Ministério das Cidades sobre  a possibilidade da prorrogação do prazo de contratação do MCMV. Essa seria uma forma de estimular a continuidade dos processos. Caso isso não ocorra, muitas empresas vão parar seus processos por inexequibilidade de prazo. Nós precisamos dessas habitações, elas são muito importantes para a política social de cada região”, disse.

Ana Paula Peixoto, diretora do Departamento de Provisão Habitacional da SNH, destacou a parceria com a construção na abertura de canais de diálogo para saber as demandas mais urgentes do setor. “Já demos andamento a diversas pautas como o caso da região Norte, em que já temos medidas encaminhadas. Seguimos atentos também à questão dos imóveis usados levantado pelo setor. Nosso objetivo é permanecer com o diálogo constante e realizar possíveis aperfeiçoamentos quando necessário”, apontou. 

Comprometidos com as contratações, o gerente nacional da Caixa, Marcelo Brasil, destacou o empenho da equipe em alcançar o objetivo de contratações estipuladas para o ano. “Está sendo construído um grupo de trabalho exclusivo para acompanhar de perto essa esteira de contratações”, disse. 

A  gerente executiva da Caixa, Simone Monice, e o gerente Nacional de Padrões Engenharia de Habitação do banco, Rodrigo Santos Costa, consideram essencial o fluxo de informação entre Ministério, Caixa e setor da construção para encontrar soluções de forma rápida. 

“É importante destacar também que para o melhor desempenho do projeto, a nova fase do MCMV reforça a importância de as construtoras dialogarem também com o ente público sobre as diretrizes que serão implementadas ainda na fase inicial”, disse Simone.

“Nossas equipes presentes em cada região estão sempre à disposição para tirar dúvidas e auxiliar em todas as fases do processo. O diálogo entre todos é permanente para avançarmos nas contratações”, reforçou Costa. 

A reunião contou também com a participação do vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Dionyzio Klavdianos, que atualizou o grupo sobre o andamento da Norma de Parede de Concreto Celular, e do economista Luis Fernando Melo. “Estamos buscando a ampliação da norma para prédios de até cinco pavimentos e a ABNT vai abrir discussões sobre essa abrangência da norma técnica. Nesse momento de expansão do MCMV é importante estarmos atentos”, destacou Klavdianos.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-SF
Sinduscon-RO
Sinduscon-AC
Abrainc
Sinduscon-RS
Sinduscom-NH
Sinduscon-SP
Sinduscom-VT
Sinduscon-PE
APEOP-PR
Sinduscon-Teresina
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea