Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/09/2021

CBIC apresenta ações de inovação em fórum internacional da FIIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou, nesta quinta-feira (30), as ações ligadas à área de inovação durante reunião mensal do Grupo Específico de Trabajo (GET) da INCONET (Red Latinoamericana de la Innovación en la Construcción) da Federación Interamericana de la Industria de la Construcción (FIIC). O GET é composto por quatro países – Chile, Argentina, Uruguai e Brasil -, e atua com foco na busca e no desenvolvimento das principais fontes de inovação do setor. O assessor da CBIC Kleber Recalde é o representante brasileiro da iniciativa.

“A reação do grupo foi muito interessante. Eles ficaram muito impressionados com a quantidade e com a qualidade dos trabalhos realizados pela CBIC. Foi muito bacana. Uma experiência muito legal”, afirmou Recalde.

Luis Bass, Coordenador GET (Chile), parabenizou a equipe da CBIC pela apresentação. “Estamos pelo mesmo caminho. É fantástico esse trabalho feito em conjunto”, disse.

Participaram do encontro as seguintes Comissões da CBIC: Comissão de Responsabilidade Social (CRS), Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) e a área de integração internacional da CBIC.

Confira os projetos apresentados pela Leila Sobral, gestora de projetos da COMAT/CBIC:

Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade

O objetivo da ação foi contribuir para a modernização da construção civil brasileira reconhecendo, premiando e divulgando soluções relacionadas à tecnologia e gestão da produção e relacionadas à sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil. A 23ª edição aconteceu em 2020. Veja abaixo os vencedores de cada categoria:

  • Categoria de Sistemas Construtivos – Processo Industrial de Edifícios Construção Eficiente e Sustentável
  • Categoria Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) – Casa 24h: Uma casa montada em 24h
  • Categoria Pesquisa Acadêmica – Aglomerante álcali-ativado em pó
  • Categoria Start-up – Sistema de gestão Agiliean

Projetos de BIM

A CBIC também apresentou os projetos de BIM. Um deles foi a Coletânea Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. O documento é um passo a passo completo para a adesão a essa revolução que está mudando a forma de construir.

Outra iniciativa é o Projeto BIM Colaborativo, que abre oportunidades para que empresas do setor trabalhem juntas e criem novas parcerias de sucesso. A colaboração e o networking são valores fundamentais do Projeto. O piloto contou com a participação de 16 empresas do Distrito Federal. Já a 1ª Edição do Projeto BIM Colaborativo aconteceu de forma 100% virtual e contou com a participação de empresas de todos os portes e setores de atuação, de projetistas a incorporadoras, com diversos níveis de experiência em BIM e que validaram a relevância e aplicabilidade.

Métodos Modernos de Construção (MMC)

O projeto ‘Métodos Modernos de Construção’ (MMC) SENAI-CIMATEC, é um demonstrador tecnológico para validação de tecnologias e desenvolvimento de protótipos para construção on e off-site pautados em um modelo de governança participativa.

Os próximos passos da iniciativa são: apresentação do Modelo de Consórcio para grupos, formalização de parcerias, ações de comunicação e estruturação de projetos.

Construção 2030

Iniciado em 2018, no contexto de uma parceria entre a CBIC e o SENAI, Construção 2030 representa o posicionamento estratégico da CBIC em relação ao futuro da construção no Brasil. Construção 2030. É um olhar para o futuro da construção no mundo e os cenários para o Brasil nesse futuro. Habitação e Infraestrutura formam os pilares dos trabalhos de pensamento de futuro que começaram a ser desenvolvidos em 2018, com os primeiros resultados apresentados em maio de 2018 para o segmento de Habitação.

Os próximos passos para o programa são: revisar e atualizar a análise de sinais de futuro, duas curvas de mudanças e cenários de futuro, considerando os impactos da pandemia. E, a partir dos resultados da revisão, apontar estratégias e ações para a continuidade do projeto.

Confira os projetos da CRS/CBIC apresentados pelo Matheus Alves Martins, integrante do projeto CBIC Jovem:

Conecta CBIC

No primeiro momento, a iniciativa visa o compartilhamento de boas práticas de entidades de todo o Brasil. No segundo, proporcionar e contribuir com o desenvolvimento e a integração da indústria através de mapeamento de hubs de inovação nas microrregiões do Brasil, fazendo o contato entre a academia, o setor privado e as entidades públicas. O objetivo é fomentar assuntos voltados à inovação e legislações que favoreçam a implementação de novas tecnologias.

Assistente virtual – Chatbot

O projeto em desenvolvimento tem o intuito de usar a tecnologia para capacitação dos colaboradores dos canteiros de obras visando a inclusão digital. O aplicativo usará inteligência artificial para dar instruções para executar atividades de obras para os trabalhadores.

Pesquisa de transformação digital

Tem foco no mapeamento do nível de digitalização no setor e visa conectar soluções tecnológicas e empresas da indústria da construção. Foram elencadas 19 atividades de construtoras e incorporadoras para mapear os cenários.

O assunto também estará presente no 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) com o painel “Sua empresa está mesmo digitalizada?” no dia 20/10, às 18h, com a participação da presidente da CRS/CBIC, Ana Cláudia Gomes.

Sobre o GT da FIIC

O GET trabalha nas linhas de trabalho focadas em: ecossistema de startups e inovação aberta; ecossistema de empresas de tecnologia; ecossistema aberto, com indústria e academia (encontro); e espaço de difusão e rede.

Veja os representantes de cada país do GET:

– Kleber Recalde (Brasil)

– Luis Bass, Coordenador GET (Chile)

– Cecilia Cavedo (Argentina)

– Daniel Galilea (Argentina)

– Jorge Pazos (Uruguai)

– Javiera Escobar, Secretária Executiva (Chile)

Participaram também da reunião:

  • Ana Cláudia Gomes (Presidente da Comissão de Responsabilidade Social – CRS)
  • Claudia Rodrigues (Gestora Projetos de Responsabilidade Social)
  • Denise Soares Putzke (Gestora Projetos de Integração Internacional)
  • Leila Sobral (Gestora Projetos de Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção)
  • Matheus Alves Martins (Representante do Grupo CBIC Jovem – Projeto CRS)

Inscreva-se no Enic, é gratuito! O evento será totalmente virtual e estará na palma da sua mão.

Confira a apresentação da CBIC na íntegra: Apresentacao – Reunión mensual GET Innovación FIIC

A reunião tem interface com os projetos “Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção” da Comat/CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e do projeto “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Ademi – PR
Sinduscon-PA
ADEMI-AM
Sinduscom-VT
Sinduscon-JP
Sinduscon-Costa de Esmeralda
SECOVI-GO
APEMEC
ASSECOB
Ademi – PE
Sicepot-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea