AGÊNCIA CBIC
CBIC apoia curso inédito de Monitoramento de Estruturas via IoT
Uma nova década de oportunidades para inovação e uso de novas tecnologias na construção civil, com ganho de produtividade começa a surgir com o uso de IoT – Tecnologia LoraWAN aplicada à SHM (“Structural Health Monitoring”) em obras da construção civil. A E2D 500 e Coursera, com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), lançou o curso inédito de Monitoramento de Estruturas.
“É de grande importância para a sociedade que as estruturas estejam em condição de uso, principalmente as de Obras de Artes Especiais (pontes, viadutos, passarelas, túneis e edificações)”, salienta o professor Aécio Lira, CEO do curso.
Uma das opções para se ter bons resultados é a vistoria e monitoramento das OAEs, pois, previne acidentes, minimiza o tempo de paralização da estrutura decorrente do processo de manutenção e consequentemente gera uma economia de recursos e trabalho.
Com carga horária de 60 horas, o curso é composto por duas partes:
- “PARTE TEÓRICA” – Curso de Internet das Coisas e Sistemas Embarcados/E2D 500 & COURSERA.
- “PARTE PRÁTICA” – Monitoramento de Estruturas, via Internet das Coisas, com uso da Tecnologia LoraWAN.
Na parte teórica, o aluno vai poder explorar como o crescimento explosivo da “Internet das Coisas” está mudando o mundo e a rápida queda no preço dos componentes típicos de IoT está permitindo que as pessoas inovem novos designs e produtos em casa.
O curso é pedagogicamente estruturado com base na formação por competências, com monitoramento e rastreabilidade de “job skills”, tais como Communication, Machine Learning, Data Management, Data Analysis, Google Cloud Platform, Cloud Computing constituindo, para o setor de Desenvolvimento de Pessoas das empresas, um portfólio (job skills) de competências de cada participante.
Na parte prática será feito uso de KIT´s “E2D 500 & POLYSENSE” de monitoramento estrutural “in loco” de obras civis, da sua região, da sua escola de engenharia, ou de obras reais da sua empresa de engenharia.
Ao concluir o curso, os participantes serão capazes de:
- Definir o termo “Internet das Coisas”
- Declarar as tendências tecnológicas que levaram à IoT
- Descrever o impacto da IoT na sociedade
- Definir o que é um sistema embarcado em termos de sua interface
- Enumerar e descrever os componentes de um sistema embarcado
- Descrever as interações dos sistemas embarcados com o mundo físico
- Nomear os principais componentes de hardware mais comumente usados em dispositivos IoT
- Descrever a interação entre software e hardware em um dispositivo IoT
- Descrever a função de um sistema operacional para dar suporte a software em um dispositivo IoT
- Explicar o uso de rede e hardware básico de rede
- Descrever a estrutura da Internet
- Descrever o significado de um “protocolo de rede”
- Explicar as MANETs e sua relação com a IoT
Para cada grupo de cinco participantes de cada localidade e/ou empresa será fornecido um KIT educacional da POLYSENSE & E2D 500, com sensores de deslocamento, inclinômetro, velocidade e aceleração, além de outros sensores com outras finalidades tecnológicas de IoT.
Aproveite a oportunidade!
Para mais informações e inscrições, acesse o link do curso.