
AGÊNCIA CBIC
Capacitação no canteiro de obras é tema da próxima edição do Quintas da CBIC

A próxima edição do Quintas da CBIC, que será realizada no dia 15 de maio, às 17h, colocará em pauta o Programa Nacional de Capacitação da Construção Civil no Canteiro de Obras. A iniciativa, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), integra o Plano Nacional de Capacitação do Setor da Construção e busca atender à crescente demanda por mão de obra qualificada, com foco em inclusão social e aumento da produtividade.
O programa tem como principal diferencial a formação prática e gratuita de trabalhadores diretamente nos canteiros de obras, facilitando o acesso à qualificação para pessoas de baixa renda. A metodologia adotada, chamada Aprendendo a Construir, será detalhada durante o evento e combina videoaulas, livros digitais e práticas supervisionadas no próprio ambiente de trabalho.
Além da metodologia, serão apresentados os cursos oferecidos — como pedreiro de alvenaria, carpinteiro, armador e pedreiro de acabamento —, os critérios de participação para empresas e trabalhadores, e os benefícios concretos do programa. Entre as vantagens estão o aumento da produtividade nas obras, o engajamento dos profissionais, a valorização da mão de obra e a redução de custos com deslocamento.
O debate contará com a participação de Eduardo Aroeira, vice-presidente financeiro da CBIC; Ricardo Dias Michelon, vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas da CBIC; e Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI Departamento Nacional.
A transmissão será realizada ao vivo pelo YouTube da CBIC, permitindo que empresários, gestores de obras, trabalhadores e demais interessados acompanhem a discussão de onde estiverem.