Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/08/2011

Caixa tenta diminuir influência política

"Cbic"
25/08/2011 :: Edição 165

 

Jornal Valor Econômico/BR 25/08/2011
 

Caixa tenta diminuir influência política

 A posse de Jorge Hereda na Caixa Econômica Federal, em março deste ano, veio acompanhada de uma profunda mudança na gestão do banco. O novo presidente da instituição criou uma figura comum a outros bancos, mas que não existia na Caixa, a do diretor.
 Foram criadas 18 diretorias, todas elas abaixo das 11 vice-presidências já existentes. Os cargos foram ocupados por funcionários de carreira, diferente das vice-presidências, que são preenchidas não só por profissionais da própria Caixa, mas, também, por indicações políticas dos partidos aliados do governo.
 Com esse novo modelo, o comando da instituição pretende melhorar a governança corporativa, aprofundar a cultura da eficiência e blindar a Caixa de eventuais demandas políticas que não estejam no seu arco de prioridades.
 A vice-presidência de governo, por exemplo, tem hoje três diretorias: Habitação, Saneamento e de Relacionamento com os programas do governo federal – como bolsa família e repasses de recursos da União.
 Todos os diretores são estatutários, como em qualquer outro banco, vindo necessariamente de carreira interna, e foram indicados pelo Conselho de Administração da Caixa, com aprovação direta do ministério da Fazenda.
 Com todos os diretores "da casa", a instituição conseguiria filtrar, ao menos parcialmente, a influência das trocas políticas no dia a dia da gestão da Caixa. Sobretudo por esse motivo os vice-presidentes não tiveram qualquer participação na escolha dos novos diretores.
 Hoje a Caixa tem um quadro de vice-presidentes muito mais equilibrado do que no passado. Metade deles ascendeu na carreira. Joaquim de Oliveira, responsável pela área de Tecnologia da Informação, e José Urbano Duarte, de Governo, são exemplos disso.
 Mas a instituição não se viu livre das ocupações políticas. Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), vice-presidente de Pessoa Jurídica, assumiu o cargo por indicação do seu partido, o PMDB. Outras três vice-presidências também estão na cota das legendas aliadas. São elas a de Fundos de Governo e Loterias, de Pessoa Física e de Gestão de Pessoas – essa última na conta do PTB.
 A mudança na governança da Caixa foi acelerada pela disputa vivida na instituição para a sucessão da ex-presidente, Maria Fernanda Ramos Coelho. Setores do PT acreditavam que poderiam comandar a instituição e pressionaram pela indicação de um nome seu para a presidência, em meio a uma intensa disputa por espaço no segundo escalão.
 Como resultado, esse grupo ligado ao sindicalismo bancário – que já havia perdido com mudanças semelhantes no Banco do Brasil – acabou excluído do comando da instituição, com a saída de três vice-presidentes (Carlos Augusto Borges, Clarice Copetti e Bolívar Moura Neto).
 Maria Fernanda, segundo o Valor  apurou, não teria como fazer essa mudança, por ser ligada ao PT e ao movimento sindical. Coube a Hereda, vinculado ao PT de São Paulo e que comandava o programa Minha Casa Minha Vida além de projetos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fazer a transição para uma estrutura mais sólida, com maior governança nas instâncias de decisão do banco.
 A profissionalização da Caixa, processo que teve início anos atrás, tem garantido, segundo avaliação interna, bons resultados à instituição. A carteira de crédito foi a que mais cresceu entre os grandes bancos no segundo trimestre do ano, chegando a R$ 205 bilhões. O lucro líquido atingiu R$ 1,46 bilhão entre abril e junho, sob a administração de Hereda, avanço de 65% sobre o resultado do mesmo período do ano passado.

"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – SE
ASBRACO
Sinduscon-MS
Sinduscon – CO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sicepot-PR
ANEOR
Ademi – AL
Sinduscon-Vale do Itapocu
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – RJ
Sinduscon-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea