Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

15/08/2011

Brasil terá parque de inovação e sustentabilidade do ambiente construído

Uma parceria firmada no último dia 11 de agosto, com o Building Research Establishment, do Reino Unido, viabilizará a criação do primeiro Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac), em Brasília, que promete impulsionar a transformação da indústria da construção no país.

A assinatura do protocolo de intenções foi assinada durante o painel Inovação na Construção, por ocasião do 83º Enic, em São Paulo, e contou com a participação de 1.022 profissionais do setor da construção e registrou 934 acessos via internet.

O painel contou com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; do chefe-executivo da Fundação de Pesquisa de Edificações da Inglaterra (BRE), Peter Bonfield; do presidente do Sinduscon-SP, Sergio Watanabe, e do presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, e foi mediado pela jornalista Christiane Pelajo, da Rede Globo.

O Parque visa contribuir com o desenvolvimento de novos métodos construtivos e aumentar a difusão da inovação e da sustentabilidade junto a todo o universo de empresas da indústria da construção.

A criação desse centro de desenvolvimento e pesquisa é resultado de uma parceria entre o setor produtivo (representado pela CBIC); o Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade da Universidade de Brasília (LACIS -UnB); o Governo do Distrito Federal; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a empresa inglesa Building Research Establishment (BRE) que tem mais de 90 anos de experiência em desenvolvimento de pesquisa e inovação na área da construção.

ara o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, para alcançar as metas de produção de moradias de interesse social no país e de criação de infraestrutura, é urgente a necessidade de se investir na implantação de espaços de pesquisa e desenvolvimento, permitindo, além da redução dos impactos ambientais da atividade, um fortalecimento de novos mercados.

“Estamos muito felizes com a assinatura desse protocolo de intenções de cooperação técnico-científica, que inclusive agradou à presidenta da República, Dilma Rousseff, e ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, que apoiaram a iniciativa desde o momento que souberam do projeto”, diz Paulo Simão.

Em Londres, o parque tecnológico já instalado é uma pequena vila, com dez casas, onde são feitas simulações de tecnologias de adaptação para os efeitos das mudanças climáticas a fim de testar a resistência dos mais variados materiais, além de experimentar diferentes modelos construtivos que contemplem os conceitos de sustentabilidade e inovação.

No Brasil, a estrutura do Pisac será semelhante. A missão do parque, segundo o consultor sênior do BRE, Orivaldo Barros, será a de ampliar as fronteiras da sustentabilidade no Brasil e viabilizar o desenvolvimento de comunidades verdadeiramente sustentáveis.

A principal meta do projeto é fazer desse parque tecnológico um espaço para demonstração de novos métodos de construção e de tecnologias que sejam inovadoras, verdadeiramente sustentáveis, a preços acessíveis.

“O PISAC é um exercício concreto de pesquisa aplicada que integra responsabilidades, recursos e soluções tecnológicas como vetor de inovação e transformação, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva da indústria da construção no Brasil”, comenta Raquel Naves Blumenschein, coordenadora do Lacis da Universidade de Brasília.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Sul – MT
Ademi – RJ
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-GO
Sinduscon – Norte
Ademi – PR
Sinduscon-AC
Sinduscon-Porto Velho
Ademi – GO
Sinduscon-SF
Ademi – SE
Assilcon
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea