
AGÊNCIA CBIC
Banco Central: aumenta nível de crescimento do setor da construção no terceiro trimestre do ano
Dados do Relatório de Inflação do Banco Central do Brasil revelam que, no terceiro trimestre de 2010, o setor industrial refletiu o desempenho da Indústria da Construção Civil (15,7%), resultado do aumento dos financiamentos imobiliários e da intensificação das obras de infra-estrutura no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Indústria de Transformação (15,4%).
A previsão é de que o setor da construção cresça 12,1% no ano e o país 7,3%.
No relatório, o Banco demonstra preocupação com a inflação do setor, medida pela variação do Índice Nacional de Custo da Construção – Disponibilidade Interna (INCCDI), que mostra sinais de arrefecimento no segundo semestre, após registrar taxas elevadas ao longo da primeira metade do ano.
Após taxas superiores a 1% em maio e junho, o INCC registrou elevações de 0,44% e 0,14% em julho e agosto, respectivamente.
Apesar disso, em virtude da forte redução ocorrida após a crise de 2008/2009, a variação em 12 meses do INCC continua aumentando.
Após atingir o pico em novembro de 2008 (12,33%), a variação em 12 meses do INCC reduziu-se para 3,25% em dezembro de 2009, e vem aumentando consistentemente desde então, tendo atingido 6,86% em agosto.
Apesar de o setor da construção ser o que possui maior número de trabalhadores de baixa qualificação as tendências mostram que estes estão se estabilizando (ou até se reduzindo em termos relativos) enquanto os de maior qualificação tem crescido.
Clique aqui para acessar box de destaque do emprego formal por qualificação.