Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

13/08/2020

Bahia recebe formato digital do Seminário de Revisão do Sinapi no dia 19

Debater e apresentar as mudanças do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) e reforçar a importância da elaboração de orçamentos tecnicamente embasados nas referências do sistema são os principais objetivos da Comissão de Infraestrutura da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) ao levar o formato digital do Seminário Técnico de Revisão do Sinapi no próximo dia 19, das 14h30 às 16h30, para a Bahia.

O Sinapi é a referência oficial para elaboração do orçamento de obras que empregam recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e vem sendo cada vez mais utilizado nas licitações públicas.

Para o gestor do grupo de trabalho de revisão do Sinapi da Coinfra/CBIC, Geraldo de Paula Eduardo, o processo de atualização do Sinapi – que passa por uma profunda reforma de ampliação de suas composições unitárias e detalhamento de cada uma delas – tem contribuído para o uso de suas referências por orçamentistas, mesmo quando não é obrigatório.

O seminário da Bahia apresentará uma ‘fotografia’ do sistema, de como ele está hoje, totalmente reformulado. “Mais do que isso, procuraremos tratar dos principais reclamos do mercado da construção local. Procuraremos deixar claro também que, cabe ao orçamentista buscar o verdadeiro custo, conforme as características de cada obra, apropriando as soluções mais adequadas, mesmo que não constem explicitamente no Sinapi”, destaca Geraldo de Paula.

visão empresarial sobre o sistema será apresentada por Alvaro Andrade Vasconcellos, que atua na área de Planejamento e acompanhamento de resultados, metas e custos de obras, acompanhando concorrências públicas, elaboração de orçamentos e propostas comerciais. “Meu recado será para o empresário, para o melhor aproveitamento do Sinapi, alertando para alguns equívocos que estamos cometendo”, frisa.

Já as melhorias alcançadas com apresentação das ferramentas agregadas pelo sistema serão expostas pela coordenadora do Sistema na Caixa, Íris Luna de Macedo, responsável pela manutenção e desenvolvimento de composições de serviços do Sinapi. “Vamos mostrar a estrutura do programa, os caminhos para pesquisa e as suas facilidades”, destaca a engenheira civil.

O gerente executivo do Sinapi, Mauro Martins de Castro, que também participará do evento, reforça que “o seminário tem por objetivo atualizar o participante quanto ao desenvolvimento e manutenção do sistema, a disponibilidade dos documentos técnicos que fundamentam as referências e às orientações de uso, destacando o papel fundamental do usuário para atualidade do sistema”.

O evento é um realização da CBIC e do Sinduscon-BA e conta com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e apoio da Caixa Econômica Federal

Desde 2014, a CBIC já promoveu seminários para discutir o Sinapi em 35 cidades de todas as 27 capitais brasileiras.

Inscreva-se e participe!

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
SECOVI-GO
Ademi – PE
ADIT Brasil
Sinduscon-CE
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Ademi – RJ
ANEOR
SECOVI-PR
Sinduscon-PB
Sinduscon-PA
Sinduscon-SE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea