Logo da CBIC

Agência CBIC

26/02/2021

Artigo - Rompido o pilar de sustentação do emprego na Construção Civil

Carlos Eduardo Lima Jorge é presidente da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC

Setor da Construção foi o que mais gerou empregos em 2020! Construção Civil, como atividade essencial, ajuda a dinamizar a economia!

Essas manchetes da mídia provavelmente não se repetirão em 2021. O motivo: as sucessivas e extraordinárias altas nos preços de vários materiais, sem o respectivo reconhecimento de seus impactos nos contratos de obras.

Não falamos aqui daquelas variações de preços consideradas ordinárias e que, portanto, estariam previstas de serem suportadas pelas empresas durante o intervalo dos reajustes contratuais (12 meses no caso das obras públicas). Falamos de variações que já beiram o intervalo de 70 a 100% em menos de 12 meses, ocorridas durante a pandemia da Covid-19. As razões que têm levado a esses aumentos são as mais diversas e acontecem não só no Brasil: alta do dólar, valor das commodities, fechamento de fornos, redução da produção, oportunismo, entre outras.

Tão preocupante quanto essas razões, são as consequências desses aumentos: total desequilíbrio econômico-financeiro de todos os contratos, um claro prenúncio de seu rompimento e paralisação.

A expressiva maioria dos administradores públicos vem ignorando seu dever legal de reequilibrar os contratos. E os órgãos de Controle entendem que só depois de configurado prejuízo (lucro zero), poderão ser analisadas as solicitações de reequilíbrio de todo o contrato.

Ambas as posturas devem estar baseadas no distorcido e irreal conceito de que “essa turma aguenta, tem margem para isso”.

Pois bem. Afirmamos categoricamente que não aguentamos e nem temos margem para suportar esses aumentos!

O setor da construção dá seu último alerta. May Day!! E quando despencarem os empregos, não percam tempo fazendo “perícia técnica” para identificar as causas. Os responsáveis estão identificados desde já nesse artigo.

*Artigos divulgados neste espaço são de responsabilidade do autor e não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

COMPARTILHE!

Agenda de Eventos e Transmissões

Abril/2021

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Nenhum evento

Parceiros e Afiliações

Parceiros

 
Sinduscom-NH
Sinduscon-AL
Sinduscon – Lagos
APEOP-SP
Ademi – PE
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-SM
Sinduscon – Norte
Sinduscon-TO
Sinduscon-PB
Ademi – DF
Sinduscon-DF
 

Clique aqui e veja todos os parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 
X