Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

16/01/2023

Artigo – As primeiras medidas fiscais do novo governo

Carlos Eduardo Lima Jorge é presidente da Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da CBIC   

No último dia 12/01, quinta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o primeiro conjunto de medidas de ajuste fiscal, envolvendo ações para melhoria da receita e controle das despesas.

Dentre as medidas anunciadas, duas em particular causaram preocupação junto ao setor de Infraestrutura: o Decreto nº 11.380, que dispõe sobre avaliação quanto à manutenção de Restos a Pagar Não Processados – e a Portaria Interministerial MF/MPO/MGI, que dispõe sobre a implementação de ações voltadas a avaliação e aprimoramento da política de gestão de custos e programas no âmbito do Poder Executivo federal.

Quanto ao Decreto em questão, vale ressaltar:

Restos a Pagar é tudo que foi empenhado no ano anterior, podendo ser Processados ou Não Processados (ou Liquidados ou Não Liquidados). Os Processados são quando o serviço já foi executado, medido e o recurso já está no caixa ou chegando no caixa para ser pago. Os Não Processados não têm ainda a atestação de que o serviço foi executado. No Decreto nº 11.380, que só se aplica à Administração Federal, o governo quer saber se a obra, o serviço vai ser realizado? Se não for realizado, cancela-se o empenho. Esse procedimento, segundo especialistas, é prática comum na Administração Pública.

Já em relação à Portaria Interministerial, segundo análise do consultor jurídico Fernando Vernalha, entende-se que essa recomendação expressa no texto não pode eliminar os direitos do contratado. Ou seja, se o contratado não aceitar negociar, o preço do contrato não poderá ser alterado.

Não há também pressupostos para alteração unilateral, pois o preço é cláusula imutável no contrato. Poderia haver alteração de quantidades no contrato, como referido na Portaria, mas há o limite de 25% (obras) se não houver concordância do contratado – tendo que garantir a indenização.

Rescisão unilateral talvez seja possível em alguns casos, mas envolverá obrigatoriamente a indenização.

Vale ressaltar que a Portaria também só se aplica à Administração Federal.

O ponto principal de atenção para os contratos de obras é: em caso de extinção por ausência de negociação ou de alteração quantitativa, é obrigatória a indenização.

A CBIC estará atenta aos procedimentos que poderão decorrer dos dois normativos, visando garantir o legítimo direito das empresas, agindo junto ao Executivo, ao Legislativo e até ao Judiciário se for necessário.

*Artigo divulgado neste espaço são de responsabilidade do autor e não necessariamente correspondem à opinião da entidade.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-GO
ASEOPP
Sinduscon-AP
Sinduscon-ES
SECOVI-PR
Sinduscon-JP
ADEMI – BA
ASSECOB
Ademi – AL
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-GO
SECOVI- PB
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea