Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/08/2011

Áreas de vivência são campeãs de infrações, aponta Secretária de Inspeção do Trabalho

As áreas de vivência dos canteiros de obras são as campeãs de infrações, segundo a secretária de Inspeção do Trabalho, Vera Lucia Ribeiro de Albuquerque. Ela participou nessa quinta-feira (11/8) do debate "A Inspeção do Trabalho na Construção Civil", promovido pela CPRT (Comissão de Política e Relações Trabalhistas da CBIC), durante o 83º Enic. As áreas responderam por 15,8% das infrações em 2010.

Em segundo lugar ficaram as proteções contra queda, com 14,3% dos autos de infração, seguidas da falta de controle médico (6,4%) e problemas nos andaimes (6,2%).

"Fiquem atentos, por favor. Se vocês conseguirem resolver estes problemas, metade das infrações deixará de existir", afirmou a secretária à platéia de empresários do setor.

Haruo Ishikawa, vice-presidente do Sinduscon-SP e coordenador da CPN da NR 18, lembrou que o setor vem lutando pela formalização do trabalho e criticou a Secretaria por fiscalizar as obras formais e estruturadas, deixando de lado aquelas que não cumprem com as obrigações legais.

O debate também contou com Clovis Veloso de Queiroz Neto, assistente de Segurança e Saúde no Trabalho da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Ele criticou a carência de publicidade dos atos da SIT e a falta de capacitação dos auditores fiscais do trabalho. Vera Lucia respondeu que entende as reclamações e que a Secretaria está prestes a receber novos quadros e tem como meta capacitá-los.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
SECOVI-SP
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-GO
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-Costa de Esmeralda
Sinduscon-RN
Sinduscom-SL
Sinduscon-TAP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea