Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/10/2021

Analistas do mercado financeiro pioraram suas projeções para a inflação

Mais uma vez os analistas do mercado financeiro pioraram as suas projeções para a inflação em 2021, segundo a Pesquisa Focus de 01/10 do Banco Central. “O ambiente doméstico caracterizado por incertezas fiscais e a crise hídrica, que tem pressionado as tarifas de energia elétrica, continuam influenciando as projeções para a economia nacional em 2021 e também em 2022”, salienta a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Pela 26ª semana consecutiva, as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), indicador oficial da inflação no País, aumentaram. Em 24/09 espera-se alta de 8,45%, agora aguarda-se elevação de 8,51%. O limite superior da meta inflacionária em 2021 é de 5,25%.

No que se refere ao PIB, apesar da elevação das estimativas para a inflação, a perspectiva de crescimento da economia nacional, em 2021, manteve-se, pela terceira semana consecutiva, em 5,04%.

Também pela terceira semana consecutiva, a pesquisa Focus, projetou que o dólar encerrará 2021 em R$5,20.

Já quanto aos juros, mesmo com o incremento nas projeções da inflação, o mercado financeiro manteve a expectativa de que a Selic encerrará 2021 em 8,25%.

Veja a íntegra da análise no Informativo Econômico do Banco de Dados da CBIC, com as estimativas para 2021 e 2022.

A ação integra o projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”, realizado pela CBIC em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PR
FENAPC
Sinduscom-VT
Sinduscon-DF
Sinduscon – Vale
ASBRACO
Sinduscon-SM
Sinduscom-NH
Sinduscon-PE
Sinduscon-CE
Sinduscon-AC
APEOP-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea