Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/09/2010

Analfabetismo no setor da construção caiu 60% em 10 anos

Comemora-se no próximo dia 8 de setembro o Dia Internacional da Alfabetização. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego revelam que o percentual de analfabetos no setor da construção civil diminuiu mais de 60% nos últimos dez anos.

No ano 2000, o número de trabalhadores analfabetos era de 29 mil em um universo de 1,1 milhão, ou seja, 3%.

Já em 2009, último dado da série histórica da Rais, aproximadamente 23 mil trabalhadores, num total de 2,2 milhões, que não sabiam ler nem escrever, o que representava 1% do universo de operários da construção.

A redução desse índice conta com a contribuição do setor da construção. Empresários e entidades ligadas ao segmento têm promovido, há alguns anos, em todo o país, programas de alfabetização e aperfeiçoamento educacional como forma de reduzir esse cenário histórico da mão de obra empregada nos canteiros.

Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, a modernização do setor exige trabalhadores mais qualificados, com um novo perfil e que sejam capazes de assimilar as novas técnicas construtivas.

“É necessário erradicar o analfabetismo e elevar a escolaridade dos nossos trabalhadores. Desse modo, contribuiremos para a melhoria da qualidade de vida dos empregados, para a redução do número de acidentes, elevando a eficiência do trabalho e proporcionando uma redução de desperdícios e perdas nos canteiros de obras”, comenta Paulo Simão.

Clique aqui para acessar experiências bem sucedidas no Rio de Janeiro, no Ceará, em São Paulo e no Distrito Federal.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ASSECOB
Sinduscon-AL
Sinduscon-Pelotas
SINDUSCON – SUL
AELO
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sindicopes
Ademi – ES
Sinduscom-VT
ADEMI – BA
Sinduscon-BC
Sinduscon PR – Noroete
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea