Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

19/08/2013

Ação social garante serviços a trabalhadores da construção civil

"Cbic"
19/08/2013

O Estado do Maranhão

Ação social garante serviços a trabalhadores da construção civil

Dia Nacional da Construção Social, realizado em todo o país pelo oitavo ano, garantiu acesso a atendimentos nas áreas de saúde, educação, lazer.

 Trabalhadores da construção civil e seus familiares tiveram acesso a um dia inteiro de diversos serviços nas áreas de saúde, educação, lazer, entretenimento, cidadania e qualidade de vida, durante o 8º Dia Nacional da Construção Social, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon/MA), com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi). O evento aconteceu ontem, no Sesi Clube Araçagi, das 9h às 17h. Somente na manhã de ontem, mais de 2.500 atendimentos foram feitos.

Com o tema Educação para a Vida, o objetivo da ação social foi garantir aos trabalhadores da indústria da construção civil e seus familiares o acesso a diversos atendimentos para melhorar a qualidade de produção e de vida dos trabalhadores. "O trabalhador da construção civil representa 40% dos trabalhadores da indústria. Precisamos promover motivação e criatividade nestes trabalhadores para que eles melhorem seus resultados e ganhem em qualidade de vida e consciência profissional", afirmou Roseli Ramos, superintendente do Sesi.

José Leônidas Costa Leite aproveitou o dia de ontem para visitar o circuito da saúde montado no Sesi Clube Araçagi, onde ele pôde medir a pressão arterial, verificar sua taxa de glicemia, além de outros exames básicos. "Minha taxa de glicemia está muito alta, 226. Fui encaminhado para um clínico geral para receber as orientações necessárias de como cuidar da minha saúde", disse.

Além de clínico geral, oftalmologistas, ginecologistas, dentistas, pediatras e médicos de diversas especialidades estavam à disposição dos trabalhadores. "Temos aqui uma gama de serviços para prestar um atendimento completo aos trabalhadores da construção civil. Foram disponibilizados desde o atendimento médico até consultoria jurídica, além da emissão de diversos documentos, atividades culturais, de lazer e uma novidade deste ano, que é a consultoria para a elaboração de projetos de moradia", informou Fábio Nahuz, presidente do Sinduscon.

Dono de um terreno no Araçagi, Giorlan Neves aproveitou a equipe de engenheiros e arquitetos presente no local para elaborar o projeto arquitetônico do imóvel que pretende construir. "O terreno é pequeno e vamos fazer uma casa para muitas pessoas. Com a ajuda dos arquitetos, pensamos no projeto que atenda às nossas necessidades, com o número certo de cômodos. Eles também nos deram informações de como economizar durante a construção", disse.

Educação – Na área de educação, foram distribuídas diversas cartilhas com dicas sobre atividades físicas, alimentação saudável, controle do estresse e saúde preventiva. "A gente quer, além de cuidar da saúde, formar nossos trabalhadores, profissionalizá-los, por isso estas oficinas", explicou Humberto França, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da construção civil.

Para atender toda a família, foi organizada também uma oficina de customização, voltada, principalmente, para as mulheres. Para as crianças, foram disponibilizados brinquedos, oficinas de pintura na pele, jogos de salão, além da distribuição de brinquedos e doces. "A minha mãe me trouxe porque preciso trocar meus óculos e aqui tem médicos, mas como já terminei estou brincando com as outras meninas", disse Maryanne Medeiros, 9 anos.

Edílson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), do qual o Sesi é integrante, reiterou que a Fiema apoia todas as ações que contribuam para o desenvolvimento das empresas no estado, por isso a importância do Dia Nacional da Construção Social. "O trabalhador é a maior riqueza que as indústrias possuem. Por isso temos esta preocupação de melhorar sua qualidade de vida e promover atividades como esta", declarou.

O 8º Dia Nacional da Construção Social aconteceu em 28 cidades brasileiras e a expectativa era prestar 500 mil atendimentos em todo o país. No ano passado, a sétima edição do Dia Nacional da Construção Social, em São Luís, foi realizada em agosto nos centros de treinamento CEPT/Cepam, no Tibiri, e foram feitos mais de 43 mil atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, educação, lazer, qualidade de vida (como estética, distribuição de mudas de plantas, culinária de combate ao desperdício de alimentos) e outros. A meta deste ano é ultrapassar o número de atendimentos.

Número

50 mil é o número de trabalhadores da construção civil no Maranhão

40 serviços foram disponibilizados durante a ação social

180 voluntários trabalharam durante o evento
 

 



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Assilcon
Ademi – GO
APEOP-SP
Ademi – SE
ADIT Brasil
ANEOR
Sinduscon-TAP
Sinduscon-GO
Sinduscon-BC
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sindicopes
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea