
AGÊNCIA CBIC
A Importância dos Protetores Auriculares

Os protetores auriculares de inserção são dispositivos projetados para serem inseridos no canal auditivo, com o objetivo de reduzir o nível de ruído que entra nos ouvidos. Sua principal função é prevenir danos auditivos causados pela exposição prolongada a altos níveis de ruído, podendo ser fabricados com diferentes materiais, cada um adequado a necessidades específicas:
- Espuma: Econômicos e descartáveis, ideais para uso ocasional ou em ambientes com níveis moderados de ruído.
- Silicone: Reutilizáveis e confortáveis, oferecem maior proteção do que os de espuma.
- Elastômero: Duráveis e versáteis, combinam conforto e excelente redução de ruído, mesmo em ambientes extremos.
Os protetores auriculares são essenciais para proteger os trabalhadores nos ambientes com ruído excessivo e prolongado e devem ser confortáveis para serem usados por todo o período onde seja necessária a proteção. Conforme o tipo de serviço deve-se avaliar se são necessários protetores descartáveis ou reutilizáveis.
É importante garantir o uso correto dos protetores auriculares pelos trabalhadores, fazendo um bom treinamento explicativo, recomendando:
Lavar as mãos: Antes de manusear os protetores, lavar as mãos com água e sabão.
Verificar o ajuste: Certificar que os protetores estão bem ajustados e selam completamente o canal auditivo.
Substituir ou limpar: Substituir os descartáveis após cada uso e, no caso dos reutilizáveis, limpar e desinfetar após cada utilização.
A ausência de proteção adequada da audição pode levar a prejuízos como:
Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR): Redução gradual da capacidade auditiva, especialmente em altas frequências, podendo levar à surdez total.
Zumbido (acufeno): Zumbidos constantes nos ouvidos, que podem ser temporários ou permanentes, afetando a qualidade de vida e o sono.
Dificuldade para compreender a fala: A exposição prolongada ao ruído pode dificultar a compreensão, prejudicando relações interpessoais, desempenho no trabalho e aprendizado.
Estresse e fadiga auditiva: Pode causar irritabilidade, dores de cabeça e dificuldade de concentração.
Maior risco de acidentes: A dificuldade para ouvir avisos ou instruções em ambientes ruidosos aumenta o risco de acidentes no trabalho.
O tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).