
AGÊNCIA CBIC
96º Enic: CBIC debate papel do Instituto Senai de Tecnologia para o setor

A inovação no setor foi destaque do painel “Instituto Senai de Tecnologia (IST) e o seu papel para o desenvolvimento tecnológico na construção”, realizado nesta quarta-feira (12), durante a 96ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado na FEICON, no São Paulo Expo.
A experiência bem-sucedida vivenciada na Okamota Construtora, após a identificação da falta de definição de processos pelo Sebrae e de consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi apresentada pela diretora Faviana Okamota, moderadora do painel.
Dentre os resultados obtidos pela empresa, Okamota apontou a redução do tempo de entrega da obra em 11% e do custo da obra em 15%, motivando os colaboradores e deixando os clientes mais satisfeitos. “Hoje estamos revendo nossos processos e aparando arestas”, salientou, ao completar que, “independentemente do que a empresa precisa, o Senai tem as ferramentas para ajudá-la a crescer ou resolver os problemas”.
Neste sentido, o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai Nacional, Roberto Medeiros, ressaltou a existência dos Institutos Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil, que comportam uma rede de institutos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. São 28 Institutos Senai de Inovação e 59 Institutos Senai de Tecnologia pelo país.
Os ISTs atuam fortemente na prestação de serviços técnicos especializados de metrologia e consultoria e desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar processos e produtos por meio das suas unidades espalhadas pelo país.
Na construção, segundo Medeiros, os ISTs têm o papel de fomentar a inovação tecnológica por meio da oferta de serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Eles estão localizados no Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Santa Catarina e têm oito áreas de foco na construção. São elas:
- Lean Construction
- Eficiência Energética nas Edificações
- Gestão de Construções Sustentáveis
- Transformação Digital na Construção Civil
- Gestão da Qualidade ISSO 9001- PBQP-H
- Building Information Modeling (BIM)
- Consultoria de Norma de Desempenho
- Inovação em processos construtivos
“Há muita oportunidade para trabalhar”, destacou Medeiros.
O diretor de operações do Senai Cimatec, Luís Breda, ressaltou o potencial dos institutos de tecnologia e de inovação e como eles podem se desdobrar na construção. “Cerca de 80% do que o Senai Cimatec faz é voltado para tecnologia e inovação, industrialização na construção, transformação digital, economia circular e lean construction”.
Já o analista de Inovação no Sebrae Nacional, Rafael Castro, salientou a parceria com o Senai, em território nacional. Destacou o Sebraetec, que disponibiliza serviços tecnológicos para as empresas, facilitando o acesso a esses serviços, assim como as parcerias em projetos de inovação.
Como solução para a questão da concentração de recursos de investimento nas regiões Sul e Sudeste, Castro sugere a utilização da capilaridade do Sebrae e do Senai, levando suporte para promover a democratização da tecnologia e inovação em todo o país.
Este painel tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
O 96º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), conta com a parceria da FEICON; o apoio do Sesi e do Senai; e tem o patrocínio do Sebrae, Mútua, Zigurat, Totvs, Mais Controle, CV, Sienge, Orçafascio, Kone, PhD Engenharia, Alto QI, Acate, Brain e Ingevity.