Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

03/10/2013

Indústria da Construção debate sobre os desafios do setor no 85º ENIC

O 85º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) teve início na noite do dia 02 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, com a solenidade de abertura que reuniu autoridades nacionais e mais de 1.500 players do setor da construção civil no País. O evento é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com a realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), que nesta edição traz como lema “O futuro que vamos construir juntos”. Estiveram presentes a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; o governador do Ceará, Cid Gomes; o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda; o presidente da CBIC, Paulo Safady Simão; o prefeito de Fortaleza; Roberto Cláudio; o presidente do Sinduscon-CE, Roberto Sérgio Ferreira entre outros.

Em seu discurso, o anfitrião Roberto Sérgio Ferreira ressaltou a importância de o setor da construção civil incorporar o sentido do “nós construímos” no lugar do “eu faço”, fazendo jus ao lema do encontro. Para ele, a cooperação é fundamental se o segmento quiser atingir patamares mais elevados, inclusive para a obtenção de força política em prol dos interesses da categoria. “Unindo as mãos, poderemos somar recursos e capacidades técnicas em prol da sociedade brasileira e do tão esperado desenvolvimento nacional. A união nos fará certamente mais fortes, nossa missão tornar-se-á mais eficaz e assim obteremos resultados satisfatórios para nossas empresas, nossa atividade e nosso povo”, concluiu.

Ao pontuar os principais temas que serão discutidos no Enic, Paulo Safady Simão afirmou que é papel da CBIC esclarecer a opinião pública sobre todas as ações que a indústria da construção tem feito em prol do desenvolvimento do Brasil. Segundo o presidente da CBIC, o segmento tem contribuído com a criação e implementação de programas essenciais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), e suscitado o debate sobre temas extremamente relevantes e atuais na agenda, como a questão das licitações de obras, inovação tecnológica com sustentabilidade, treinamento e capacitação de pessoal, melhoria constante no ambiente de trabalho e defesa de uma legislação cada vez mais clara e objetiva. “O setor da construção é estratégico para que o país consiga responder à maioria das demandas apresentadas pelo povo brasileiro nas manifestações de junho. A maior parte desses desafios – construção de novas escolas e creches, melhores hospitais, erradicação do déficit habitacional, melhoria de todo a infraestrutura entre outros – têm a indústria da construção e do mercado imobiliário como elementos chaves para a solução”, disse ele ao ressaltar a relevância dos debates propostos pelo encontro.

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Fontes Hereda, externou a satisfação de participar de mais uma edição do encontro nacional da indústria da construção. “Toda vez que participamos do Enic, nós não deixamos de fazer uma reflexão e concordar com as questões colocadas pela CBIC. O resultado é que nós sempre conseguimos avançar”, declarou Hereda. Ele afirmou que a Caixa continuará se esforçando para garantir o crédito imobiliário e consequentemente proporcionando o crescimento do setor no País.

Ao parabenizar à CBIC e o Sinduscon-CE pela realização do 85º Enic, o ministro Aguinaldo Ribeiro ressaltou a importância das discussões para o setor, pensando, sobretudo, na perpectiva de um futuro promissor. Um dos temas relacionados pelo ministro das Cidades foi a “Mobilidade Urbana”, que será debatido hoje (03) na Comissão da Indústria Imobiliária (CII/CBIC). Segundo ele, o programa Minha Casa, Minha Vida e o Plano Nacional de Saneamento Básico, do governo federal, foram alguns dos projetos tocados em parceria com a indústria da construção civil que tem trazido bons frutos para o Brasil.

“Se depender do governo federal, tem mercado e espaço para as empresas brasileiras do segmento”, garantiu a ministra Miriam Belchior. Na infraestrutura, ela disse que o País voltou a crescer e deu um salto de desenvolvimento, sobretudo, desde a última década. Segundo Belchior, o PAC, o MCMV e outros investimentos em infraestrutura, como a construção do estaleiro no Ceará, impulsionaram o setor da construção civil. “Só em promover discussões sobre diversos temas o setor já está contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, declarou a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Ao falar para um plateia repleta de autoridades, empresários, técnicos, agentes financeiros e políticos, o governador do Ceará, Cid Gomes iniciou seu discurso com uma saudação de boas vindas ao estado. Como exemplo de contribuição da indústria da construção civil para o desenvolvimento no estado, ele citou o Centro de Eventos do Ceará como um equipamento que promete trazer bons frutos para o setor econômico cearense, com a realização de grandes feiras e eventos nacionais e internacionais. “Não se prendam aos detalhes, mas busquem trilhar o caminho da evolução, do crescimento e da inovação”, disse o governador ao aconselhar os empresários.

 

Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2013

 

A abertura do Enic foi marcada ainda pela entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2013. Na categoria Empresa, conquitaram o prêmio a Toctao Engenharia, com o projeto “Gestão de Responsabilidade Ambiental”, e a Supricel Construtora, com o projeto “Reciclando é que se constrói”. Ao todo, 31 empresas de todo o País concorreram à primiação. Na categoria Destaque Social, venceu o Seconci Paraná, com o projeto “Ações Desenvolvidas pelo Seconci-PR”. A oitava edição do prêmio trouxe como novidade a categoria Trabalhador Modelo, que teve como vencedora Elisete Delavald, da Construtora Zagonel. Os troféis e certificados foram entregues pelo pre.sidente da CBIC, Paulo Simão, e a coordenadora do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), Maria Helena Mauad. 

 

COMPARTILHE!

Calendário

Data

Este Mês
Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – RJ
Sinduscon-MG
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-PA
Sinduscon-PR
Ademi – MA
Sinduscon-SE
Sicepot-MG
SINDICIG
Sinduscom-NH
Sinduscon-JF
Sinduscon – CO
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.