
AGÊNCIA CBIC
DNCS em Minas Gerais – Dia Nacional da Construção Social é comemorado com muita festa e descontração na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Para marcar as diversas ações sociais desenvolvidas pela Indústria da Construção durante todo o ano, foi comemorado neste sábado o Dia Nacional da Construção Social. As comemorações realizadas em diversos Estados foram promovidas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em Minas Gerais o evento está sendo organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) e o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG).
As atividades começaram às 9h da manhã e uma ampla estrutura foi disponibilizada aos trabalhadores e familiares no clube Sesi de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para os adultos foi montado um circuito de saúde, com aferição de pressão e Índice de Massa Corporal (IMC), emissão de carteira de identidade, exames e orientação sobre a prevenção do câncer de mama, orientações sobre higiene bucal e limpeza de dentes, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos.
Rosicléia Ferreira Leite sempre participa do DNCS e neste ano aproveitou para tirar a carteira de identidade do filho Vitor Hugo Ferreira de Souza, de quatro anos. “Todo anos eu participo desse evento. Antes, Vitor estava pequeno, mas agora aproveitei para tirar o documento”, diz Rosicléia.
Na parte esportiva, foi organizado torneios de truco, futebol society e futsal. Quem aproveitou para se divertir foi o encarregado de obra da Engeclam Robson Caetano da Silva, de 38 anos. Este é o terceiro ano que ele marca presença no evento e juntamente com os companheiros de trabalho sagrou-se campeão no campeonato de futsal. “Vim com minha esposa e minha filha, que também estão se divertindo”, ressalta Robson.
Já as crianças estão fazendo a festa na rua de lazer e nas piscinas do clube. A garotada também acompanhou com atenção a apresentação do Projeto Arte no Canteiro, que ressalta a importância dos procedimentos de segurança nas obras de forma lúdica e teatral. A peça encantou não só as crianças, mas também os adultos. Dentre os assuntos abordados na performance estiveram acidentes de trabalho, o combate ao alcoolismo, o uso racional dos recursos.
No balanço parcial, apurado às 13h, já haviam sido realizados 2.781 atendimentos a 1.241 pessoas. Além dos equipamentos de lazer, está sendo fornecido lanches e refeições que totalizam 3.500.
O tema escolhido para nortear as ações neste ano foi Educação para a Vida: pequenos gestos para construir uma grande cidade. Outro destaque foi o concurso de rainha e princesa da Construção mineira. As candidatas se caracterizam com roupas alusivas a personalidades que de alguma forma contribuíram para a educação brasileira ou foram ícones pela sua dedicação e habilidade.