Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

22/06/2022

94º Enic aborda Engenharia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU), integram metas que se relacionam diretamente com a engenharia. O tema foi abordado no 94º Enic | Engenharia & Negócios, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), no painel “Engenharia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, com a mediação do vice-presidente da Região Centro-Oeste da CBIC, Renato Correia, e contou com a participação do Presidente da MÚTUA, Francisco Antônio Silva de Almeida; do coordenador de Ciências na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fábio Eon; da diretora executiva da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo; e do diretor da DUX Arquitetura e Engenharia Bioclimática Ltda, Olavo Kucker. 

Segundo Fábio Eon, a engenharia desenvolve papel fundamental em todos os ODS. Para ele, é importante reforçar o papel desta profissão no processo de sustentabilidade para que a sociedade tenha noção da sua real importância. Eon comentou ainda sobre a participação feminina na área, ainda muito pequena. “Apenas 30% dos formados em engenharia no mundo são mulheres. O mundo precisa de mais engenheiras. Precisa que a engenharia desempenhe sua função social e use o mote da agenda 2030, que é não deixar ninguém para trás”, disse.

Alcançar os ODSs ainda é visto por muitos profissionais como algo distante do dia a dia e difícil de se alcançar. No entanto, Fernanda Toledo destacou que os objetivos sustentáveis também estão ligados a direitos humanos e lembrar disso é uma forma de deixar o assunto mais palpável para as empresas. “Quando se fala em seus objetivos, estamos falando de vida, de pessoas”, apontou.

A diretora executiva da Alphaville enfatizou que as empresas estão sendo cada vez mais convidadas a participarem desse movimento e o conhecimento técnico é um diferencial. “O conhecimento técnico e a expertise que as engenharias possuem fazem com que tenham um potencial de promover uma transformação, de olhar para os processos e propor novas ideias. Isso é fundamental”, completou.

Olavo Kucker ressaltou que a parte social e de educação são essenciais quando se trata dos objetivos fixados pela ONU. Para ele, não é possível realizar esse movimento sem a população, empresas e órgãos governamentais. “Nós não vamos conseguir avançar tecnologicamente sem engajar essas pessoas”, apontou.

Durante o debate, o presidente da MÚTUA –  Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, criada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Francisco Antônio Silva de Almeida, destacou o trabalho que a entidade vem desempenhando para apoiar os profissionais da área nesse processo de aprendizado e mudanças. “Nós estamos trabalhando para ter um diagnóstico dos profissionais de engenharia do Brasil, qual a situação salarial, condições de trabalho, para sabermos como podemos ajudar e melhorar essa área”, destacou. 

O 94º Enic | Engenharia & Negócios termina amanhã! Acompanhe a programação e não fique de fora dessa. 

 

O 94º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do Sesi, Senai e patrocínio do Sebrae, Confea, Mútua, AltoQI, SoftwareONE, CV, Sienge e Caixa Econômica Federal.

COMPARTILHE!

Maio/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-RN
Ademi – ES
Ademi – DF
Sindicopes
Sinduscon-TO
Ademi – GO
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-MA
Sinduscon-Brusque
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscom-SL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea