Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/08/2011

83º Enic: BIM moderniza o mercado brasileiro da construção

Especialistas discutiram utilização de novo modelo construtivo durante o Encontro Nacional da Indústria da Construção

O primeiro dia do painel de Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), realizado nesta quinta-feira (11), durante o 83º ENIC, apresentou as novidades e avanços do BIM (Modelagem de Informação da Construção) no país. Participaram do debate o engenheiro Mauricio Bianchi, vice-presidente do SindusCon–SP, o arquiteto Brandon Haw, da Foster + Partners, e Fernando Correa, engenheiro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ).

Durante o encontro, os palestrantes destacaram a importância da incorporação da tecnologia no planejamento de empreendimentos, o que pode tornar o mercado de construção do país cada vez mais competitivo e eficiente. "O BIM é uma forma diferente de pensar e projetar os mais diversos tipos de construção. Por meio dele, podemos fazer um planejamento muito mais detalhado de cada edifício", destacou Mauricio Bianchi.

Fernando Correa, membro do CTQ do SindusCon-SP, abordou os avanços das empresas brasileiras no processo de modernização de seus empreendimentos. Segundo o engenheiro, desde o ano 2000, os projetos das construtoras começaram a ficar cada vez mais tecnológicos e inteligentes. "Uma vez que conseguimos integrar uma série de dados produzidos por profissionais de diferentes áreas, nós realizamos a chamada "interoperabilização" de todos os processos construtivos, o que nos permite oferecer empreendimentos de qualidade muito superior à população",afirmou Correa.

Brandow Haw, responsável pelo primeiro arranha-céu com itens de sustentabilidade do mundo – a Matriz do Commerzbank em Frankfurt, apontou a necessidade do setor de construção em conciliar tecnologia e sustentabilidade. "Com o contínuo crescimento das áreas urbanas, a boa utilização do espaço torna-se fundamental para que as construções futuras sejam economicamente sustentáveis e mantenham as boas condições de vida para a sociedade", explicou.

Medidas como a ventilação natural e o resfriamento na estrutura para utilizar menos energia, planejadas por meio do sistema BIM, foram apontadas pelo arquiteto como alternativas para atingir tal objetivo. "Com os sistemas avançados de engenharia podemos fazer uma projeção arquitetônica inteligente de todas as cidades e torná-las ainda mais preparadas para enfrentar o futuro",concluiu Brandow.

Sobre o SindusCon-SP
Fundado em 1934, o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa mil construtoras associadas e 30 mil filiadas na capital paulista e nas nove Regionais do sindicato no interior do Estado. São empresas de obras residenciais, comerciais, industriais, habitação popular, obras públicas e privadas. A construção paulista representa cerca de 35% da construção brasileira, que por sua vez representa cerca de 6% do PIB do país.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
APEMEC
Sinduscon-JP
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
ADEMI – BA
Sinduscon-TO
Sinduscon-Caxias
APEOP-PR
Ademi – GO
ASEOPP
SECOVI- PB
Sinduscon – Vale do Piranga
SECONCI BRASIL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea