Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

10/06/2010

82º ENIC – Lula afirma que Estado tem que ser indutor dos investimentos

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente ontem, dia 09, na solenidade de abertura do 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que está acontecendo em Maceió (AL) e é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Em seu discurso, o presidente fez uma breve retrospectiva da economia nacional e da construção civil nas últimas décadas, especificamente no que se refere ao crédito. “Durante duas décadas, o dinheiro que o governo pegava emprestado era para pagar a dívida externa. Não se podia falar em investimento” e reconheceu: “eu fico com pena dos governantes que vieram antes de mim. Estavam todos atrofiados, porque não tinham crédito. Não tinham como investir”.

Segundo ele, foi o Estado que recuperou o investimento no país. “O Estado não pode ser empresário, mas tem que ser fiscalizador e regulador das coisas (sic)”, disse. Em seguida, afirmou que “a arte de governar é a arte de fazer com que o governo aja rápido na hora que tem que agir”, fazendo uma relação da conduta de seu governo no momento da crise financeira internacional iniciada em 2008. E completou: “o Estado tem que ser o indutor dos investimentos. O país hoje pode manter a estabilidade, controlar a inflação e aumentar o investimento”.

Lula falou também da sua atual relação amistosa com os empresários. “Em outras épocas, vocês (referindo-se aos mais de mil presentes no evento) não aceitavam ser chamados de companheiros e companheiras”. E aproveitou para destacar que o crescimento do país vem sendo puxado pela construção civil, que registrou aumento de 14,9% em seu Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2009. O presidente afirmou que a expansão socioeconômica do país está fundamentada principalmente nos investimentos em habitação, estradas e saneamento.

Em relação a este último – o saneamento – Lula salientou que “o maior orgulho de um presidente não é ter o nome da mãe, do pai ou o seu em um viaduto. Mas é ver uma criancinha poder pisar (sic) descalço em um chão de terra e não pegar doença”.

Lula enalteceu também a importância da formação profissional para atuar no setor, destacando os investimentos do seu governo nas universidades federais.

Ao final, o presidente, que já participou de três ENIC´s, lembrou que esse seria o último discurso dele para este evento e brincou: “espero que vocês me chamem para falar nos próximos encontros. Afinal, em político sem mandato nem vento bate nas costas”. E encerrou: “tem ex-presidente que disse ‘ esqueçam-me’. Tem outros que acham chato ser presidente. Eu não! Eu achei gostoso!” (sic).

Por: Cristiane Araújo – Sinduscon-MG e CBIC em Minas Gerais

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Brusque
Ademi – GO
Ademi – AL
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-RIO
ASEOPP
Ademi – ES
SECOVI-PR
Sinduscon-GO
Sinduscon-SP
Sinduscon – Norte
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea