
AGÊNCIA CBIC
82º Enic – Informação e investimentos em sistemas sustentáveis são essenciais para sanar a utilização de materiais
"A construção tende para a desmaterialização e diminuição do uso de produtos", foi assim que o palestrante Vanderley Moacyr John, professor da Universidade de São Paulo (USP), iniciou a palestra sobre a utilização de materiais e sistemas sustentáveis, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente no segundo dia da 82ª edição do Enic.
O avanço almejado no sistema de tratamento de materiais é possível, mas é preciso que haja, também, uma alteração na arquitetura e engenharia. Algumas mudanças nos sistemas estruturais já vêm ocorrendo na indústria da construção. Cada vez mais tecnologias e designs inovadores têm sido utilizados como substitutos de materiais e desenvolvimento de ações de sustentabilidade.
Segundo o especialista, não há como trabalhar com material sem gerar resíduos, mas o grande desafio da construção civil é a reciclagem e a prevenção. "É preciso solucionar questões como a reciclagem de resíduos da construção, a redução de perdas, problemas com projetos, gestão, coordenação modular e industrialização", afirmou Vanderley.
Neste sentido, é necessária a eliminação do uso de metais pesados no Brasil, além de solucionar alguns desafios institucionais, como a informalidade, a limitação de informações técnicas nos produtos, a inexistência de informações ambientais, a seleção ambiental baseada em mitos, o baixo nível de experiência em inovação e a falta de incentivo para a atualização de profissionais.
As principais propostas apresentadas por Vanderley para solucionar os desafios relacionados à utilização de materiais e sistemas sustentáveis durante a palestra foram: a necessidade de um catálogo com informações técnicas, a gestão de impactos sócioambientais, além de investimentos em inovação tecnológica e em redes de pesquisa.
Autor: Mírian Nascimento