Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/06/2010

82º Enic discute o uso racional da água

Que o Brasil é o país com a maior reserva de água do planeta, não há dúvidas, e o que a nação tem feito na gestão desse bem natural é uma das principais preocupações da cadeia da construção civil. O uso racional da água foi um dos assuntos debatidos pela Comissão do Meio Ambiente (CMA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) durante reunião no segundo dia do evento.

O diretor da ONG Água e Cidade, Wilson Passeto, foi o palestrante responsável por contextualizar o sistema de águas e sua utilização no país, assim como as ações que têm sido desenvolvidas e os planejamentos futuros para a utilização e preservação de suas reservas. Para Passeto, a questão da água está diretamente relacionada com o setor da construção civil e com o comportamento humano. "O maior problema da água é o desperdício. Para solucionar, são necessários bons projetos de engenharia voltados para o saneamento básico, além do investimento em tecnologia, melhoria na gestão de utilização da água e educação ambiental", enfatizou.

De acordo com Passeto, o maior problema a ser solucionado é a ocupação das bacias hidrográficas nas áreas urbanas de forma desordenada, sem que haja um mapeamento dessas áreas. "A problemática da água envolve diretamente as pessoas e exige delas uma mudança de comportamento, através do uso racional de suas reservas e um trabalho educativo. Uma construção sustentável só é possível se a sociedade possuir uma cabeça sustentável", afirmou.

Autor: Mírian Nascimento

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – AL
Ademi – PE
SECOVI-SP
SINDICIG
Sicepot-RS
Abrainc
Sinduscon-PA
AELO
Sinduscon-RIO
Sinduscom-NH
SECOVI-PR
Sinduscon-SP
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea