
AGÊNCIA CBIC
82º Enic – Construção Civil debate sobre novas normas da ABNT
A Norma de Desempenho NBR – 15575 foi tema de debate da reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) do 82º Enic. A norma vale para edifícios de até cinco pavimentos e terá o foco principalmente na funcionalidade da construção, inclusive em relação ao conforto acústico, abordando aspectos que faltam na NBR 10151 e NBR 10152. A regra define o desempenho mínimo obrigatório para alguns sistemas das edificações ao longo de uma vida útil mínima obrigatória entre outros fatores.
A nova regra que foi aprovada em 2008 e que entrará em vigor até novembro deste ano está dividindo opiniões do setor. De um lado empresários que acham que a norma foi aprovada precipitadamente e que não terão tempo hábil para conseguir se adaptar. Outros já defendem que a NBR 15575 é um avanço na construção civil do país, já que representa a maior qualidade nas obras.
O representante da ABNT Carlos Alberto de Moraes explicou que a nova regra pode, sim, aumentar o custo das obras, inclusive as do programa Minha Casa Minha Vida, mas isso não significará um atraso no setor. Segundo ele, vai representar o crescimento do setor, já que a norma vai melhorar a qualidade de vida da população. "As mudanças serão gradativas e todos os empresários poderão se adaptar", explicou.
Ao fim da reunião, foi proposto que a Norma seja revista de acordo com os pontos que estão sendo reivindicados pela construção civil.
Autor: Laryssa Saldanha