
AGÊNCIA CBIC
82º Enic – Baixa demanda por cursos de qualificação
Apesar da carência da construção civil por profissionais qualificados, os cursos voltados para o setor têm pouca procura, afirmou o analista de desenvolvimento industrial do Senai, Walbeth Rogério Oliveira, em reunião da Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT), durante o 82º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), na tarde de quinta-feira. Segundo ele, uma solução para aumentar a atratividade é a realização de cursos nos canteiros de obras.
A falta de mão de obra qualificada é uma preocupação do setor, como afirmou o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Alberto Vieira. "Não ter trabalhadores qualificados atrasa o nosso trabalho. Nossas obras estão com atrasos em função disse", afirmou. Euclésio Manoel Finatti, vice-presidente do Sinduscon-PR, sugeriu uma campanha nacional de valorização de trabalhadores do setor como pedreiros e serventes.
Oliveira também abordou na palestra sobre a certificação de profissionais, que é o reconhecimento formal das competências de um trabalhador. O Senai é um dos certificadores e essa atividade atende à Norma ISO 17.024. Segundo Oliveira, a ideia é avaliar o trabalhador no exercício da atividade.
Autor: Kelly Oliveira