Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/10/2024

7ª Reunião Ordinária do GANT/CBIC discute Normas Técnicas no setor da construção discute desafios globais e normalização

Na última segunda-feira, 23 de setembro, ocorreu a 7ª Reunião Ordinária de 2024 do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT) Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) 

A reunião abordou temas como normalização, inovação, sustentabilidade e os desafios globais em um mundo em constante transformação. O engenheiro Nelson Al Assal Filho, diretor de Normalização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), destacou a importância da normalização. O engenheiro Lydio Bandeira, líder do GANT/CBIC, apresentou sugestões para aprimorar o processo de normalização.  

O engenheiro Nelson Al Assal Filho, diretor de Normalização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), iniciou sua fala enfatizando a volatilidade e a complexidade atuais. “Em 2019, eu estava dando uma palestra e já sentia que estávamos em um mundo muito volátil, e que as coisas estavam se acelerando. A normalização é fundamental para reduzir a incerteza e trazer soluções, promovendo desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade”, afirmou Al Assal. 

Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, fez uma análise sobre o progresso da ABNT. “A impressão que me dá é que a ABNT progrediu bastante, mas parece que há um hiato muito grande entre aonde vocês estão indo e a realidade de quem consome a norma técnica”, declarou. Klavdianos também questionou a necessidade de uma atualização nas normas para acompanhar as inovações. “A norma técnica vai ser fundamental, mas precisamos entender como se dará essa integração com a construção industrializada e novas tecnologias”, completou. 

O encontro teve como objetivo não apenas discutir a normalização, mas também preparar o setor para os desafios que vêm pela frente. “A gente precisa estar preparado para os solavancos que estão por vir, com visão, unidade e, principalmente, adaptabilidade”, finalizou Al Assal. 

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

COMPARTILHE!

Outubro/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI- PB
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-DF
ADIT Brasil
Ademi – ES
Sinduscon-BC
Assilcon
Sinduscon-SP
Sinduscon – Lagos
Sicepot-PR
Sinduscon-BNU
Sinduscon-Oeste/PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea