Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

20/09/2019

4ª edição do Inovaconstruir reúne cases nacionais e internacionais

A 4ª edição do Inovaconstruir apresentou cases inovadores do setor da construção civil no primeiro dia do evento (19/09). Durante a abertura, o presidente do Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará (Sinduscon Ceará), André Montenegro de Holanda, destacou que o encontro se pauta no entendimento de que a palavra inovação se conecta a outra tão importante quanto: produtividade.

“É no aumento da produtividade, a partir da compreensão de que precisamos – de maneira sistemática –, revisitar processos, tecnologias e modelos de gestão, que nos debruçamos sobre esta iniciativa, propondo a melhor programação de cases nacionais e internacionais”, disse André Montenegro.

O executivo pontuou ainda o quanto o sindicato se orgulha de se colocar e ser reconhecido como o sindicato da inovação, “afinal, estamos em um estado que costuma atravessar com maestria as adversidades, justamente pela capacidade que tem de se adaptar à realidade do momento e propor alternativas plausíveis aos seus negócios”.

Cases apresentados

Com oito cases apresentados na quinta-feira (19), o público pôde conhecer:

  • Software de gestão de projetos de construção com uso do QR CODE para leituras de projetos e documentos, apresentado pelo CEO Diego Mendes;
  • Startup para reuso de águas cinzas e pluviais, conduzido pelo CEO Carlos Rosa, e
  • Ficar por dentro das novas tendências para o setor com a palestra sobre a nova curva do mercado imobiliário, dirigida pelo arquiteto Thiago Monteiro da Haut.

Além deles, o CEO Tales Silva, da Construct In, trouxe o case voltado para a ferramenta que possibilita o acompanhamento remoto de projetos, por meio de uso de câmera acoplada a capacete e imagens em 360°. O engenheiro Marcos Clima, da empresa TDGI, trouxe o uso de termografia com foco em análises e diagnósticos de patologias nas edificações. Leonardo Tavares, da Bentley, conduziu o projeto sobre o fenômeno da transformação digital e das tecnologias disruptivas, uso do BIM, gêmeos digitais e IOT na infraestrutura do Aeroporto Digital em Londrina (Infraero). A inovação na incorporação imobiliária em blockchain, com destaque para aplicabilidades e projetos pilotados já realizados, foi externada pelo CEO Hugo Pierre, da Growth Tech.

O case internacional ficou por conta do ex-sócio do Foster + Partners Edson Yabiku, que apresentou a palestra sobre cidades inteligentes e inovações nos empreendimentos.

O evento termina nesta sexta-feira (20/09) com projetos destaques para o setor, a exemplo do case das Ilhas Palmeiras de Dubai, que está entre as 10 maiores ilhas artificiais do mundo, a ampliação da fábrica da Airbus de Hamburgo, na Alemanha, e demais apresentações, que podem ser conferidas no site www. inovaconstruir.com.br.

(Crédito: Davi Farias)

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Caxias
Sinduscon Chapecó
APEMEC
Sinduscon-MA
Sinduscon-TAP
Sinduscon-MG
Ademi – MA
ADEMI-AM
SECOVI-GO
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-JF
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea