Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

18/10/2017

Workshop “Implementação do BIM” tem público de 200 pessoas em Cuiabá

Foi um grande sucesso o workshop “Implementação do BIM”, uma promoção da Comat/CBIC, do Senai Nacional e do Sinduscon-MT. Um público formado por cerca de 200 pessoas participou do evento nesta quarta-feira (18), realizado no auditório da Fiemt. Construtores, arquitetos, engenheiros, estudantes e professores universitários e gestores públicos compareceram ao evento para conhecer mais sobre os processos BIM. O presidente do Sinduscon-MT, Julio Flávio Campos de Miranda, enalteceu os esforços e as estratégias da CBIC em democratizar o tema e dar um tratamento mais didático na disseminação dessa modelagem. “A presença de um público tão qualificado é uma demonstração de que a indústria da construção em Mato Grosso está conectada com as necessidades do setor e com os recursos tecnológicos disponíveis. É importante desmistificar para expandir a adesão ao BIM”, destaca.

A gestora de projetos de tecnologia e inovação da CBIC, Raquel Ribeiro, apresentou a mensagem do presidente da Comat, Dionyzio Klavdianos. Raquel lembra que a Câmara entende o BIM como uma inovação complexa e que exige, de fato, uma boa preparação, estudo e prática. “A CBIC está à disposição para apoiar a região na implementação sistêmica e progressiva dessa modelagem”, disse. O consultor BIM da CBIC, Rogério Suzuki, reforçou em sua explanação que a principal função do road-show é levar ao público em geral as últimas novidades e, ao mesmo tempo, passar a mensagem de que o BIM já está acontecendo, é uma verdade e não é mais uma tendência. “A gente traz para o evento casos reais, novas tecnologias. Em todo lugar a gente procurar mostrar cases de sucesso local justamente para que o público entenda que a modelagem já acontece”, enfatiza.

Em sua abordagem, o especialista técnico da Autodesk, Ricardo Bianca, tratou de mostrar aos participantes do workshop o papel dos desenvolvedores de softwares BIM. Apontou os recursos disponíveis, as finalidades e as vantagens de programas usados na modelagem. “Nós da Autodesk acreditamos que o BIM é um caminho sem volta para a evolução de projetos e que isso levará o Brasil a um desenvolvimento sem igual na indústria da construção. Por isso iniciativas como esta da CBIC devem ser apoiadas e incentivadas”, observa.

O diretor técnico da Quattro D., Rogério Girard, enfatizou que a proposta é estimular construtoras e incorporadoras a trabalharem com consultorias e modelagem BIM para acelerar o seu processo de utilização nas empresas. “Em vez de esperar todo o processo de implantação BIM na empresa já podem trabalhar com empresas especializadas no mercado visando já começar a gerar informação para utilizar no planejamento, orçamentação e obra”, disse. Girard completou dizendo que a modelagem BIM é um bom negócio para o público final. “Hoje, temos experiências positivas nesse sentido. O consumidor final tem em mãos o projeto de um apartamento ou unidade comercial em 3D, informações de tudo, parte hidráulica e elétrica, por exemplo. Ele pode acessar cada informação que ele tiver para fazer uma manutenção. Quando o comprador recebe a unidade ele tem em mãos todas as informações do BIM e pode usar os dados da modelagem a vida toda para o apartamento, prédio ou o que for”, destaca Girard.

A gerente de projetos e do Departamento BIM da Sinco Engenharia, Priscila Castro, levou para o evento o case da construtora na utilização da modelagem. “É importante que as empresas saibam por qual objetivo elas desejam operar na modelagem BIM. Depois de ter claro esse objetivo é preciso fazer com que os profissionais da empresa atuem de forma conjunta. Mudando o paradigma, você é obrigado a pensar em 3D antes. Qual é a ideia? Melhorar, mitigar seus riscos, ser mais transparente”, pontua.

Durante o evento, foram distribuídos exemplares da cartilha “10 Motivos para Evoluir com o BIM” a todos os participantes e, também, entregue às empresas interessadas em aderir ao BIM a “Coletânea de Implementação BIM para Construtoras e Incorporadoras”, publicações elaboradas pela CBIC. Criar grupos de estudos é um dos objetivos do road-show para tornar perene a proposta. Cuiabá foi a nona cidade brasileira a receber o evento. A próxima será Salvador (BA), dia 20 de outubro.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MG
SINDUSCON – SUL
ADIT Brasil
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-JP
Ascomig
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-SE
Assilcon
Ademi – GO
Sinduscon-PR
SINDUSCON SUL CATARINENSE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea