Workshop debate futuro do setor imobiliário em Londrina

Cerca de 150 pessoas se reuniram nessa quarta (5), no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina, para participar do primeiro “Workshop Construindo o Futuro –  Novos Horizontes para 2019”. Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Norte (Sinduscon Paraná Norte), o evento visou promover o debate sobre as perspectivas do mercado imobiliário.

A iniciativa conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sistema Fiep, Governo Federal, Plaenge, Vanguard Home, A.Yoshii e Yticon.  Também tem os apoios da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebare), Serviço Social da Indústria da Construção do Paraná Norte (Seconci Paraná Norte) e Sinduscon Mais Solidário.

A programação contou com apresentações de vários palestrantes do setor. O consultor da Brain, Marcos Khatalian, trouxe um raio-X do mercado imobiliário da região metropolitana de Londrina, detalhando preferências do consumidor local. O presidente da Data Store, Marcus Araujo, tratou do comportamento do consumidor brasileiro e as principais tendências do mercado.

O tema inovação ficou a cargo de Frederico Mattos, da Cyrela, que apresentou a palestra “O futuro do mercado imobiliário – novos modelos de negócios”. Ele mostrou cases de sucesso de startups que atuam dentro e fora da construtora paulistana. O ex-presidente do Sinduscon Paraná Norte, Gerson Guariente, relatou as atividades do grupo, que culminaram com a realização do primeiro Hackathon Construtech Londrina, em setembro.

O Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC) apresentou o case “Aprova Digital”, ferramenta que reduziu em até 80% o tempo da liberação dos alvarás de obras na cidade. Também esteve no palco do evento o diretor de tecnologia da startup que desenvolveu o sistema, Leonardo Galesky. O Aprova Digital está em funcionamento desde maio de 2017 e permite que o processo de protocolo, trâmite e emissão do alvará de obras ocorra de forma 100% eletrônica. Um processo que antes demorava de três a seis meses foi reduzido para menos de 15 dias.

O economista da CBIC, Luis Fernando Melo Mendes, apresentou os últimos números do setor, que apontam um cenário otimista para 2019. “Já começamos a acelerar no terceiro trimestre de 2018, depois de vários trimestres andando para trás. A Fundação Getúlio Vargas divulgou que a sua expectativa para o próximo ano é de um crescimento de 1,3. Ainda que seja pequeno ele é, sem dúvida, bastante expressivo”, observou.

A programação contou, ainda, com o painel “Novos horizontes para 2019: como incentivar a cadeia da construção civil”, com representantes de diversos órgãos do setor.

A próxima edição do Workshop Construindo o Futuro será em outubro de 2019, dentro da programação da Semana da Construção Civil, em Londrina.

Compartilhe!

Eventos

 
 

Agenda da Construção

Dezembro, 2018

Filtrar eventos

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

-

-

-

-

-

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

11Dez09:0020:00PPP AWARDS & CONFERENCE 2018

11Dez10:3016:30REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CBIC

11Dez20:0000:0022ª EDIÇÃO DO PRÊMIO CBIC DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Núcleo de Seguros

 
Convenio de Seguros
 

Afiliações

 
CICA
FIIC
CNI
 

Publicações

Clique aqui para acessar todas as publicações da CBIC.

Parceiros

Clique aqui e conheça os parceiros da CBIC.

X
/* ]]> */